Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Gratuitos, centros esportivos de São Paulo provam que o esporte é para todos

17/10/2025 17:11 O Globo - Rio/Política RJ

Desde criança, a atividade física faz parte da vida de Hiroshi Takahara, hoje com 83 anos. Há dois anos, ele fazia aulas de natação no Centro Esportivo (CE) Joerg Bruder, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo — equipamento da prefeitura que oferece atividades gratuitas. Quando decidiu experimentar algo novo, encontrou no Aikidô, arte marcial japonesa, não apenas um exercício físico, mas uma filosofia de vida.
– Éramos dez irmãos, e cada um praticava um esporte. Sempre mantive uma rotina ativa – conta. — Fiquei encantado. O Aikidô nos direciona para o bem da saúde e para o equilíbrio nas decisões — diz Hiroshi, que se exercita cinco vezes por semana.
Hiroshi e a professora Cristina: 'Ele é um exemplo para todos nós'
Divulgação
No Centro Esportivo, o aposentado treina sob orientação da professora Cristina Aparecida Reis, de 51 anos, praticante da modalidade desde os 18. “Sensei Cristina”, como é chamada pelos alunos, explica que, além da parte física, a prática também beneficia a saúde mental.
— Não existe competição no Aikidô, trabalhamos com autoconhecimento, controle de emoções e reações, a impulsividade que, muitas vezes, a gente tem no nosso dia a dia — explica.
Ela foi a responsável por implementar a arte marcial no CE Joerg Bruder, em setembro de 2022. Desde então, as aulas gratuitas têm atraído praticantes de todas as idades.
– O Hiroshi é um exemplo para todos nós. Extremamente dedicado, nos mostra que não tem idade para aprender algo novo. As técnicas são adaptadas, mas ele consegue executar tudo com o jeitinho dele —, orgulha-se a “sensei”.
Esporte público, acessível e de qualidade
Histórias como a de Hiroshi se multiplicam pelos Centros Esportivos, espaços públicos administrados pela Prefeitura de São Paulo e abertos gratuitamente para a população de todas as idades. As 46 unidades oferecem mais de 60 modalidades esportivas, como natação, pilates, tênis, futebol e vôlei.
Os equipamentos estão espalhados por todas as regiões da capital: são oito na Zona Norte; 13 na Zona Sul; 13 na Zona Leste; seis na Zona Oeste; e seis na região central. Entre os destaques está o CE Mooca, por seu apoio a atletas paralímpicos de judô que utilizam o espaço como base de preparação para competições internacionais.
A rede municipal soma hoje mais de 874 mil associados e recebe cerca de 814 mil visitantes por mês. A infraestrutura inclui piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, pistas de skate e áreas verdes para caminhadas, tornando os espaços verdadeiros pólos de saúde, lazer e convivência. Cristina conhece o poder desses equipamentos de perto.
– Eu cresci praticando atividades no Centro Esportivo e acabei escolhendo a faculdade Educação Física por causa disso. Esses locais transformam vidas e são um direito da população – destaca.
SERVIÇO:
Inscrições: basta apresentar uma foto 3x4, cópias do RG, CPF e comprovante de residência nas unidades ou fazer o cadastro online pelo Portal 156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal
Encontre os centros esportivos e suas respectivas modalidades no site https://prefeitura.sp.gov.br/web/esportes/w/centros_esportivos/345509

Fonte original: abrir