Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Ex-atriz mirim, Polliana Aleixo fala da chegada aos 30 anos e de mudança de comportamento após episódios de assédio 'Não vou mais me adaptar'

26/10/2025 09:55 O Globo - Rio/Política RJ

Após fazer uma participação em "Êta mundo melhor!", Polliana Aleixo está de volta ao ar na minissérie "Tudo novo de novo", que entrou no catálogo do Globoplay está semana. A atriz, com apenas 13 anos na época, interpretava Júlia, que lidava com a separação dos pais e acompanhava sua mãe dela se descobrindo em um relacionamento lésbico.
— Era uma temática bem à frente da sua época. Foi um trabalho realmente muito importante para mim. Como eu comecei muito nova na casa, foi ali que eu entendi o que era de fato a questão profissional, o ofício. Comecei a entender que isso era algo que eu poderia trabalhar para minha vida. Foi um trabalho que me preparou para muitas coisas e que me amadureceu muito. Poder trabalhar com Marco Ricca e Julia Lemmertz, que são atores muito consagrados. Eu tenho muitas lembranças boas das pessoas que foram muito gentis comigo quando eu era criança. E eu tenho um carinho muito grande pela Lícia Manzo, ela foi uma das autoras que me enxergou muito nova ainda e me deu oportunidades muito legais de personagem para uma criança.
Nova novela das 21h: Fernanda Vasconcellos fala do retorno às novelas em 'Três Graças'
Fora da TV há 11 anos: Fabiana Scaranzi fala de carreira como palestrante e da recente formação em psicologia
A atriz estreou nas novelas em "Beleza pura", em 2008, aos 12 anos. Ela lembra como era sua vida no início da carreira:
— Acho que só mais velha eu consegui entender o quão sortuda eu fui com os pais que eu tenho. Eles sempre me trataram como uma pessoa comum. Na minha família eu nunca fui diferenciada na minha casa, no meio dos meus primos, com o meu irmão ou com qualquer outra pessoa por ter um trabalho que é considerado um trabalho glamoroso. Porque é só um trabalho. Meus pais sempre me explicaram que aquilo não me fazia melhor do que ninguém.
Prestes a completar 30 anos, ela conta que está numa fase de explorar novas possibilidades após ficar um tempo afastada das novelas. A atriz criou um podcast chamado "Nem tão Polliana" e abriu sua própria produtora:
— Tem quase 20 anos que eu estou fazendo a mesma coisa. É natural eu ter vontade de explorar outras coisas, porque eu também tenho muito tempo ainda pela frente para trabalhar. Acho que eu demorei um pouco para entender que eu posso fazer isso (ser atriz) e outras coisas. Estou num momento de olhar para a minha vida de forma bem completa. E claro que o trabalho é um pilar, mas não é o único. Estou adorando poder desenvolver as minhas próprias ideias, meus próprios roteiros e programas, que é um lugar que eu sinto que o público está me conhecendo como Polliana e não como personagem. Isso é uma coisa muito nova para mim, apesar do tempo de carreira que eu tenho.
Recentemente, Polliana se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo. Ela fala da decisão de trocar de cidade:
— É a primeira vez que estou morando longe da minha família e criando novas conexões. Está sendo muito desafiador e muito legal. Para mim, os 30 anos vêm com um sabor de liberdade. Acho que eu estava num lugar muito confortável no Rio, eu já sabia aonde eu ia, quem eu veria, como seria e eu queria realmente não saber. Eu queria descobrir as coisas, e senti que São Paulo me possibilitaria isso.
Polliana está desenvolvendo a segunda temporada do seu podcast. Na primeira, ela recebeu nomes como Giovanna Grigio, Gabriela Medeiros e Filipe Bragança, e abordou temas como assédio:
— Eu não conheço, de fato, uma mulher que nunca passou por isso. Acho que por um tempo eu fiz uma coisa de ser menos simpática, menos legal. Nós vamos nos adaptando um pouco ao meio. Mas estou numa fase da minha vida que eu não vou mais me adaptar ao meio, eu vou continuar sendo educada com as pessoas. Já passei tanto situações mais delicadas, em que realmente me senti acuada, outras menos. Eu sou uma pessoa que, se alguém me causar um desconforto nesse lugar, eu com certeza vou devolver o desconforto. Não vou ficar desconfortável sozinha, acho que eu aprendi a fazer isso.
TV e famosos: se inscreva no canal da coluna Play no WhatsApp
A atriz está solteira desde o térmico do namoro com Albino Santos, e diz não sentir falta de um companheiro neste momento:
— Tem aquele momento em que a gente está solteira, mas temos os nossos romances, as nossas coisas. E eu vivo um momento em que eu estou realmente solteira, eu não me sinto emocionalmente envolvida com ninguém. E estou muito feliz. E eu saí de um relacionamento super longo, já tem alguns anos que a gente terminou. Tenho um relacionamento ótimo com meu ex e com a família dele, mas estou num período de realmente muito foco em mim. Acho que talvez isso esteja muito conectado, sim, com a idade. Realmente não mentem para a gente quando falam que os 30 mudam tudo, muda mesmo.
Galerias Relacionadas
Initial plugin text

Fonte original: abrir