Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Descoberto na Argentina fóssil de um dos dinossauros mais antigos do mundo; vídeo mostra modelo animado do gigante

16/10/2025 02:56 O Globo - Rio/Política RJ

Cientistas argentinos encontraram na Cordilheira dos Andes o esqueleto quase completo de uma espécie de dinossauro desconhecida, que viveu há aproximadamente 230 milhões de anos, informou nesta quarta-feira o instituto científico estatal Conicet.
Initial plugin text
O esqueleto da espécie de pescoço longo batizada como Huayracursor jaguensis foi encontrado a 3.000 metros acima do nível do mar, na província de La Rioja (noroeste), por uma equipe paleontológica do Conicet. A descoberta foi publicada na revista científica Nature.
Caçadores do céu: morcegos europeus surpreendem cientistas ao caçar pássaros a 1.200 metros de altitude
Cientistas detectam objeto escuro mais leve do universo e abrem nova pista sobre matéria invisível que molda o cosmos
Os pesquisadores afirmaram em um comunicado que a antiguidade da espécie a situa no período Triássico Tardio, quando surgiram os primeiros dinossauros e os ancestrais dos mamíferos.
“Estimamos que o Huayracursor deve ter entre 230 e 225 milhões de anos, o que o torna um dos dinossauros mais antigos do mundo”, explicou Agustín Martinelli, um dos autores do artigo.
A espécie faz parte de uma linhagem de dinossauros herbívoros que inclui os gigantes de pescoço longo, embora um indivíduo adulto desse dinossauro tivesse cerca de dois metros de comprimento e aproximadamente 18 quilos, informaram os pesquisadores.
Esquema exibe o fóssil do Huayracursor jaguensis com suas partes isoladas e identificadas
Reprodução / redes sociais
Do esqueleto do Huayracursor foram encontrados parte do crânio, uma série vertebral completa até a cauda e também membros anteriores e posteriores praticamente completos.
Os autores do artigo estimaram que, pelo caráter quase completo do fóssil, ele se tornará uma referência para o estudo da evolução inicial dos dinossauros.

Fonte original: abrir