
Denúncias de violência são um terço dos chamados ao Disque Idoso do Rio, que completa um ano
As denúncias de violência representaram 35,2% das demandas recebidas pelo Disque Idoso 165, serviço da Secretaria estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) do Rio que completa um ano nesta quinta-feira. Desde outubro do ano passado, a iniciativa criada para ampliar a rede de proteção à pessoa idosa já recebeu 13,5 mil ligações, enquanto o aplicativo do programa foi baixado por 4 mil usuários.
Deputados do Rio querem vender o Maracanã: Complexo esportivo e aldeia poderiam render R$2 bi, estima parlamentar
Batida deixou um morto: Acidente fecha Serra das Araras no sentido São Paulo
A central, explica o governo, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com profissionais especializados para acolher e direcionar cada caso aos órgãos responsáveis por acompanhar e dar respostas aos relatos. Com essa dinâmica, após as denúncias sobre diferentes tipos de violência, o ranking de principais demandas atendidas pelo Disque Idoso 165 segue com as queixas sobre conflitos familiares (12,5% dos chamados), os pedidos de informações (9,6%), as denúncias de conflitos com vizinhos (6,7%) e as reclamações em geral (6,2%).
Preocupação com trânsito e infraestrutura: Lideranças de Barra e Recreio criticam projeto de lei que permitiria construir prédios em shoppings e supermercados
Já por município, os moradores das cidades mais populosas da Região Metropolitana concentram a maior parcela dos que recorrem ao serviço via chamada telefônica. A lista é liderada pela capital (3.407) e tem ainda São Gonçalo (246), Duque de Caxias (225), Niterói (223) e Nova Iguaçu (217).
— O Disque Idoso 165 representa o compromisso com o cuidado e respeito às pessoas idosas. Temos à disposição profissionais qualificados para esse processo de escuta e orientação, contribuindo para que tenham seus direitos preservados — afirma o governador Cláudio Castro.
Aplicativo atualizado
Uma das principais funcionalidades oferecidas pelo projeto é um "botão de pânico" no aplicativo do serviço. Ele pode ser acionado em casos de urgência ou violência contra o idoso e põe o usuário em comunicação direta com a Polícia Militar. O aplicativo, disponível para Android e iOS, foi recentemente atualizado para uma versão 2.0 que, segundo o estado, é mais intuitiva. Dentro do app, é possível entrar em contato com um atendente, registrar ocorrências e obter orientações sobre direitos e serviços disponíveis, como os de saúde e transporte.
— O Disque Idoso 165 é uma ferramenta essencial para garantir que cada pessoa idosa tenha voz e acesso à proteção. É um serviço que acolhe, orienta e atua na defesa dos direitos — destaca o secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.
Feriado de Corpus Christi: Agora é para valer, lei é sancionada e data entra no calendário oficial do Rio
Para comemorar o aniversário do serviço, um evento será realizado nesta quinta-feira, a partir das 15h, na Praça da Cinelândia, no Centro do Rio. Haverá aulão de zumba, serviços de beleza e show do cantor Alex Cohen.
Initial plugin text
Fonte original: abrir