Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Denúncias de violência são um terço dos chamados ao Disque Idoso do Rio, que completa um ano

23/10/2025 14:53 O Globo - Rio/Política RJ

As denúncias de violência representaram 35,2% das demandas recebidas pelo Disque Idoso 165, serviço da Secretaria estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) do Rio que completa um ano nesta quinta-feira. Desde outubro do ano passado, a iniciativa criada para ampliar a rede de proteção à pessoa idosa já recebeu 13,5 mil ligações, enquanto o aplicativo do programa foi baixado por 4 mil usuários.
Deputados do Rio querem vender o Maracanã: Complexo esportivo e aldeia poderiam render R$2 bi, estima parlamentar
Batida deixou um morto: Acidente fecha Serra das Araras no sentido São Paulo
A central, explica o governo, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com profissionais especializados para acolher e direcionar cada caso aos órgãos responsáveis por acompanhar e dar respostas aos relatos. Com essa dinâmica, após as denúncias sobre diferentes tipos de violência, o ranking de principais demandas atendidas pelo Disque Idoso 165 segue com as queixas sobre conflitos familiares (12,5% dos chamados), os pedidos de informações (9,6%), as denúncias de conflitos com vizinhos (6,7%) e as reclamações em geral (6,2%).
Preocupação com trânsito e infraestrutura: Lideranças de Barra e Recreio criticam projeto de lei que permitiria construir prédios em shoppings e supermercados
Já por município, os moradores das cidades mais populosas da Região Metropolitana concentram a maior parcela dos que recorrem ao serviço via chamada telefônica. A lista é liderada pela capital (3.407) e tem ainda São Gonçalo (246), Duque de Caxias (225), Niterói (223) e Nova Iguaçu (217).
— O Disque Idoso 165 representa o compromisso com o cuidado e respeito às pessoas idosas. Temos à disposição profissionais qualificados para esse processo de escuta e orientação, contribuindo para que tenham seus direitos preservados — afirma o governador Cláudio Castro.
Aplicativo atualizado
Uma das principais funcionalidades oferecidas pelo projeto é um "botão de pânico" no aplicativo do serviço. Ele pode ser acionado em casos de urgência ou violência contra o idoso e põe o usuário em comunicação direta com a Polícia Militar. O aplicativo, disponível para Android e iOS, foi recentemente atualizado para uma versão 2.0 que, segundo o estado, é mais intuitiva. Dentro do app, é possível entrar em contato com um atendente, registrar ocorrências e obter orientações sobre direitos e serviços disponíveis, como os de saúde e transporte.
— O Disque Idoso 165 é uma ferramenta essencial para garantir que cada pessoa idosa tenha voz e acesso à proteção. É um serviço que acolhe, orienta e atua na defesa dos direitos — destaca o secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.
Feriado de Corpus Christi: Agora é para valer, lei é sancionada e data entra no calendário oficial do Rio
Para comemorar o aniversário do serviço, um evento será realizado nesta quinta-feira, a partir das 15h, na Praça da Cinelândia, no Centro do Rio. Haverá aulão de zumba, serviços de beleza e show do cantor Alex Cohen.
Initial plugin text

Fonte original: abrir