
Degustar água é profissão? Entenda o papel do sommelier que vai além do vinho
Degustar água é profissão? Entenda o papel do sommelier que vai além do vinho
Degustar água também é trabalho de sommelier. A profissão é regulamentada no Brasil pela Lei nº 12.467/2011, que reconhece o especialista responsável pelo serviço de bebidas em restaurantes, hotéis, supermercados e eventos gastronômicos. Entre as atribuições estão a análise sensorial, o planejamento de cartas de bebidas e o atendimento ao cliente.
A presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS), Caroline Dani, explica que o sommelier é treinado para avaliar qualquer bebida — vinhos, cervejas, cafés, chás e águas minerais. Segundo ela, essa análise parte de aspectos visuais, olfativos e gustativos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“São vários elementos que devem ser avaliados quando se faz uma avaliação de qualquer bebida — e da água também. Mineralidade, pureza, alcalinidade e acidez são fatores importantes. O sommelier é a pessoa habilitada para fazer esse tipo de diferencial, especialmente pensando nos diferentes estilos de produtos que existem no mercado.”
Caroline reforça que o sommelier também tem papel estratégico na definição do cardápio de bebidas. “É muito importante ter esse profissional habilitado que saiba, por exemplo, fazer escolhas na hora de decidir que produto entra na carta. Não só indicar o que já está, mas também definir o que vai entrar, de acordo com o perfil do restaurante.”
As águas minerais premium disponíveis no Brasil se destacam pela origem, sendo que muitas são importadas de fontes naturais como Alpes franceses ou geleiras norueguesas, mas também pela apresentação sofisticada, com garrafas de vidro. Essas águas prometem pureza extrema, equilíbrio mineral, alcalinidade elevada e até harmonização com pratos refinados e são comuns em restaurantes de alto padrão. O preço médio de uma garrafa individual varia entre R$ 20 e R$ 60.
LEIA TAMBÉM:
Gaúcho vence 1º Concurso Brasileiro de Sommelier de Águas Minerais
Luis Gustavo da Silva Buske, sommelier de vinhos que atua em Gramado (RS), venceu o 1º Concurso Brasileiro de Sommelier de Águas Minerais, realizado em 1º de outubro, em São Paulo. A competição inédita destacou o trabalho do profissional na análise sensorial de águas.
O concurso foi promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo (ABS-SP). Para vencer, Buske passou por uma prova teórica sobre composição química e harmonização, além de uma prova prática com degustação, serviço e harmonização de três marcas de água.
Luis Gustavo da Silva Buske, gaúcho vencedor do 1º Concurso Brasileiro de Sommelier de Águas Minerais
Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fonte original: abrir