
Antes e depois do 'Esqueletão': Prédio histórico de Porto Alegre que nunca foi concluído é enfim demolido após 70 anos
Esqueletão é demolido em Porto Alegre; veja antes e depois
A Prefeitura de Porto Alegre concluiu nesta quinta-feira (9) a demolição do edifício Galeria 15 de Novembro, conhecido como "Esqueletão". O prédio ficava no Centro Histórico da capital gaúcha e estava abandonado há décadas.
Dos 19 andares, 18 foram demolidos. Apenas o primeiro pavimento permanece de pé. O processo de demolição da estrutura começou em janeiro de 2024, mas foi interrompida diversas vezes por vários motivos, como uma determinação do Ministério do Trabalho e dificuldades causadas pela enchente de maio de 2024.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A construção do edifício teve início em 1956 e foi paralisada três anos depois. Desde então, o prédio passou por duas interdições, a partir do fim dos anos 1980. Ao longo dos anos, o local acumulou mais de 4 mil toneladas de materiais, retirados durante o processo de demolição.
O custo total da obra foi de R$ 3,8 milhões, pagos pela prefeitura. Os cerca de 50 proprietários do imóvel não conseguiram arcar com as despesas.
O terreno está localizado entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Avenida Otávio Rocha. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou da última vistoria e anunciou o destino da área.
"A partir de agora, vamos transformar esse espaço em uma área útil para a cidade", afirmou Melo durante a visita, sem dar detalhes. Veja a entrevista abaixo.
Esqueletão, prédio histórico no centro de Porto Alegre, antes e depois de ser demolido
Reprodução/RBS TV
Prefeitura conclui demolição do Esqueletão em Porto Alegre
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fonte original: abrir