Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Corrida nuclear entre EUA e Rússia: Saiba quais são os países mais seguros em caso de conflito global

07/11/2025 03:01 O Globo - Rio/Política RJ

O mundo parece caminhar para um novo período de tensão nuclear. Após Rússia e Estados Unidos anunciarem planos para retomar testes atômicos pela primeira vez em mais de 30 anos, o Índice Global da Paz (GPI) 2024 comprova um retrocesso inédito na estabilidade internacional. Segundo o relatório, 97 países pioraram seus níveis de pacificação, e as condições que precedem grandes conflitos estão mais elevadas do que em qualquer momento desde 1945.
Paz, qualidade de vida e segurança: ranking lista países mais seguros do mundo em caso de guerra global; veja lista
Minuteman III, Burevestnik ou Poseidon: mais de 30 anos depois da Guerra Fria, EUA e Rússia ameaçam reacender corrida nuclear
A pesquisa, elaborada pelo Institute for Economics and Peace, avalia 23 indicadores que medem segurança interna, conflitos externos e militarização. O estudo alerta que “a probabilidade de outro grande conflito global é a mais alta desde o início do GPI”, em 2008.
A escalada recente entre Washington e Moscou — com o lançamento do míssil Minuteman III pelos EUA e o pedido de Vladimir Putin para estudar a retomada de testes nucleares — é vista por analistas como um novo capítulo de rivalidade militar entre as grandes potências, evocando a lógica da Guerra Fria.
Veja o ranking:
Ranking de países mais seguros do mundo
Arte: Mario Monteiro Martinho
Enquanto o arsenal nuclear global cresce, as regiões mais instáveis do planeta continuam a registrar deterioração da paz. O GPI destaca o Oriente Médio e o Norte da África como as menos pacíficas, sobretudo após a guerra em Gaza, que levou Israel e Palestina às maiores quedas do ranking mundial.
Em contrapartida, a Europa segue como a região mais pacífica, com oito dos dez países mais seguros do planeta, liderados por Islândia, Irlanda, Áustria, Nova Zelândia e Singapura. O Brasil, por sua vez, ocupa a 131ª posição entre 163 países, permanecendo no nível “baixo” de estado de paz, mas sem registrar piora em relação ao ano anterior.

Fonte original: abrir