Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Cientistas descobrem a estrela mais 'pura' já observada no Universo

10/10/2025 12:00 O Globo - Rio/Política RJ

Astrônomos identificaram aquela que pode ser a estrela mais “pura” do Universo, ou seja, com a menor presença de elementos pesados já observada. Batizada de SDSS J0715-7334, a gigante vermelha apresenta metalicidade extremamente baixa, o que significa que sua composição é quase inteiramente formada por hidrogênio e hélio — os mesmos elementos das primeiras estrelas formadas após o Big Bang.
Tubarão-branco gigante intriga cientistas ao nadar até o Canadá e pode ajudar a desvendar mistério do acasalamento da espécie; vídeo
A descoberta foi liderada pelo astrônomo Alexander Ji, da Universidade de Chicago, e publicada em versão preliminar no site científico arXiv, em setembro. O artigo ainda passa por revisão por pares.
De acordo com os pesquisadores, a SDSS J0715-7334 é duas vezes mais pobre em metais que o recordista anterior, a estrela J1029+1729, e mais de dez vezes mais pobre em ferro do que a SMSS J0313-6708, antes considerada a estrela mais “limpa” conhecida.
Outro fator surpreendente é que, além de quase não conter ferro, a estrela tem níveis extremamente baixos de carbono — algo incomum entre astros com tão pouca metalicidade. Essa característica indica que ela se formou a partir dos restos das primeiras gerações de estrelas, conhecidas como População III, que surgiram logo após o nascimento do Universo.
Dados coletados pelo satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), mostram que a SDSS J0715-7334 nasceu na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia vizinha, e migrou posteriormente para a Via Láctea.
A descoberta também trouxe novos insights sobre o processo de resfriamento estelar, essencial para o nascimento das estrelas. O estudo sugere que, além de elementos pesados, a poeira cósmica desempenha papel importante no resfriamento das nuvens de gás, permitindo a formação de astros em ambientes extremamente pobres em metais.

Fonte original: abrir