Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Ciência, tecnologia e acolhimento

25/10/2025 04:01 O Globo - Rio/Política RJ

O Outubro Rosa é um dos movimentos mais importantes de conscientização em saúde. Para a Rede Américas, segunda maior rede de hospitais do país, o mês simboliza não apenas a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também o acolhimento e o cuidado integral com as mulheres que enfrentam a doença.
Diagnosticada em 2024, a engenheira Agnes Oliveira, 38 anos, tomou uma atitude para driblar a ansiedade no tratamento: viver um dia de cada vez. “Você tem noção do que vai ser a cirurgia, a quimioterapia, mas para que antecipar um sofrimento que talvez nem vá existir? A forma como você encara o tratamento vai tornar o processo mais leve ou não.”
Medidas preventivas, mudança no estilo de vida e exames de rastreio, como a mamografia a partir dos 40 anos pela recomendação atual do Ministério da Saúde, devem fazer parte da vida, como explica a oncologista clínica Natália Nunes, coordenadora no RJ do grupo de mama da Oncologia Américas. “Ainda que o maior benefício ocorra a partir dos 50 anos, há, sim, redução na mortalidade quando o rastreio começa antes.”
Para Lílian Lerner, oncologista do Hospital Samaritano Barra e da Oncologia Américas, a estrutura completa é um diferencial no atendimento. “Temos uma equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista, além de outros profissionais como geneticista. A mulher se sente acolhida em seu dia a dia, em que ela tem que passar por consultas, fazer exames.”
O oncologista Romualdo Barroso, líder nacional de mama da Rede Américas, destaca que os avanços em medicina de precisão, imunoterapia e conjugados anticorpo-medicamento tornam o tratamento mais individualizado e eficaz. “Essas inovações que temos demonstram como a ciência, quando aplicada com o propósito de cuidar, transforma positivamente a jornada das pacientes.”
O Outubro Rosa é um lembrete poderoso sobre a importância da prevenção, mas o cuidado com a saúde da mulher precisa acontecer todos os dias do ano.
Rede Américas no RJ
CHN - Complexo Hospitalar de Niterói
Hospital São Lucas Copacabana
Hospital Pró-Cardíaco
Hospital Samaritano Botafogo
Hospital Samaritano Barra
Hospital Vitória Barra
Hospital Nossa Senhora do Carmo
Mais informações: saudeamericas.com.br

Fonte original: abrir