Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Calopsitas, cobras e furões no consultório: clínica veterinária da Barra passa a atender pets exóticos

20/10/2025 08:04 O Globo - Rio/Política RJ

Animais de estimação não convencionais, como calopsitas, furões, jabutis e esquilos-da-mongólia, agora também são atendidos na Clínica de Medicina Veterinária da Universidade Veiga de Almeida (UVA), inaugurada em abril deste ano na sede da universidade. O novo serviço inclui consultas, exames laboratoriais, radiografias, ultrassonografia e alguns procedimentos cirúrgicos, com preços abaixo dos praticados habitualmente no mercado pet.
A explosão das pop-ups: lojas temporárias se multiplicam; conheça prós e contras do modelo
'Chaves': Filho do criador do personagem não descarta novos episódios da série; megaexposição estreia no Rio
O atendimento é feito por estudantes da graduação de Medicina Veterinária, sob supervisão. Segundo o professor Maurício Cobuci, responsável pelo atendimento aos pets exóticos, a iniciativa traz benefícios tanto para os tutores quanto para os alunos.
— Esse serviço representa um avanço importante, porque garante saúde e bem-estar a espécies que geralmente encontram poucas opções de atendimento. Para os alunos, é também uma oportunidade de aprendizado prática e diferenciada. A medicina veterinária vai além de cães e gatos, e atender animais não convencionais é uma forma de contribuir para a preservação da biodiversidade e para a conscientização sobre o cuidado responsável com esses pets — destaca.
Imagine: MP pede paralisação imediata das obras no Parque Olímpico
Entre os pets que a equipe está apta a atender estão calopsitas, papagaios, araras, periquitos-australianos, galinhas, patos, gansos, ring necks, jabutis, lagartos, serpentes, ratos, hamsters, porquinhos-da-índia, coelhos e outras espécies de animais silvestres e exóticos que podem ser domesticados com autorização do Ibama.
O espaço da clínica tem cerca de 250 metros quadrados, onde estão distribuídos três consultórios, sala de radiografia, departamento cirúrgico, centro cirúrgico e sala de preparo. Podem ser tratados até 15 animais por dia.
A clínica fica na Avenida General Felicíssimo Cardoso 500, bloco A, e funciona das 8h às 16h, às segundas, quartas e sextas; e das 14h às 22h, às terças e quintas. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3431-0805 ou pelo e-mail clinicavetbarra@uva.br.
Initial plugin text

Fonte original: abrir