Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Boom nas exportações não evita pior resultado trimestral da economia chinesa em 2025

19/10/2025 15:35 O Globo - Rio/Política RJ

A economia chinesa provavelmente cresceu no terceiro trimestre no ritmo mais lento em um ano, mesmo com o forte desempenho das exportações — uma desconexão que o Partido Comunista pode tentar corrigir em uma reunião-chave prevista para a próxima semana.
Do e-commerce ao sorvete: setor de serviços tem invasão de investimentos chineses no Brasil
Deflação: Preços ao consumidor caem mais do que o previsto em setembro na China
Com as tensões comerciais com os Estados Unidos em alta, a fraqueza nos investimentos, na produção industrial e nas vendas no varejo está minando o impulso gerado pelos recordes nas vendas externas.
Dados a serem divulgados na segunda-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China devem mostrar que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,7% no terceiro trimestre em comparação ao ano anterior, segundo a estimativa mediana de uma pesquisa da Bloomberg — abaixo dos 5,2% registrados no trimestre anterior.
Efeito colateral do tarifaço de Trump: China inunda o mundo com onda de exportações baratas
As vendas no varejo devem ter crescido apenas 3% em setembro, enquanto a produção industrial teria subido 5% — ambos resultados os mais fracos do ano.
Já os investimentos em ativos fixos devem ter estagnado nos primeiros nove meses do ano, em relação ao mesmo período de 2024. Esses investimentos vêm caindo desde maio, apesar da forte expansão dos empréstimos do governo para sustentar o poder de gasto das autoridades locais.
Reuniões previstas: China concorda com novas negociações comerciais com os EUA
No entanto, os gastos públicos com infraestrutura não têm sido suficientes para compensar a queda nos investimentos em habitação e a desaceleração dos aportes no setor industrial.
Empresas estrangeiras também vêm reduzindo seus investimentos no país: os investimentos estrangeiros diretos caíram quase 13% nos primeiros oito meses do ano, o que coloca a China no caminho para registrar três anos consecutivos de retração nesse indicador.
Por outro lado, um ponto positivo é a demanda externa: o superávit da balança comercial de bens atingiu um recorde de US$ 875 bilhões até agora em 2025, segundo os dados mais recentes.
De Pix ao pedido no delivery: agentes de IA ganham espaço no dia a dia dos brasileiros
Essa fragilidade econômica deve ditar o tom da próxima reunião de autoridades do partido no chamado quarto plenário, em Pequim. O encontro deve indicar as prioridades para o próximo plano quinquenal (2026–2030), em meio aos apelos de governos e investidores globais por uma reorientação da economia chinesa em direção ao consumo interno.
“Pequim agora enfrenta obstáculos estruturais profundos — desde o enfraquecimento de motores de crescimento até a prolongada crise no setor imobiliário e a deflação persistente — muito diferentes dos choques temporários da pandemia durante o último plano quinquenal.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), que manteve sua projeção de crescimento para a China em 2025 em 4,8%, espera uma desaceleração para 4,2% em 2026 — em linha com as previsões medianas dos economistas consultados pela Bloomberg.
O FMI alertou que as “perspectivas da China continuam fracas”, afirmando que “o investimento em imóveis continua encolhendo, enquanto a economia está à beira de um ciclo de dívida e deflação”.
O FMI sugeriu que um reequilíbrio em direção ao consumo das famílias — incluindo medidas fiscais com foco maior em gastos sociais e no setor imobiliário — e a redução das políticas industriais ajudariam a diminuir os superávits externos e aliviar as pressões deflacionárias internas.
Enquanto isso, investidores ficarão atentos a qualquer novidade sobre terras-raras, após a China anunciar novas restrições amplas às exportações desses materiais estratégicos. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que se reunirá com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, ainda nesta semana.

Fonte original: abrir