Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Atividade industrial da China cai pelo sétimo mês seguido

31/10/2025 05:04 O Globo - Rio/Política RJ

A atividade industrial da China caiu em outubro pelo sétimo mês consecutivo, em meio à incerteza ainda provocada pela guerra comercial com Estados Unidos, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (IGC), um indicador-chave da atividade industrial, atingiu 49 pontos, registrando mais um mês de contração, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).
Além do retrato: entenda os compromissos assumidos por Xi e Trump que selou trégua comercial entre China e EUA
Marcelo Ninio: Trump dá o que Xi queria: relação de igual para igual
O número ficou abaixo da marca dos 50 pontos, que separa expansão de contração, e abaixo da previsão de 49,6 pontos em uma pesquisa da agência financeira Bloomberg com economistas.
A manufatura em outubro desacelerou “devido a fatores como (…) o ambiente internacional mais complexo”, explicou em comunicado Huo Lihui, estatístico do ONE.
Huo também atribuiu parte da desaceleração à “semana dourada” da China, um feriado no início de outubro em que normalmente há pouca atividade industrial. Ele acrescentou que a produção econômica do país se manteve “geralmente estável”.
O mês começou com dificuldades nas indústrias chinesas por causa da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Os presidentes dos dois países, Donald Trump e Xi Jinping, se reuniram na quinta-feira na Coreia do Sul e concordaram com medidas para reduzir suas disputas comerciais.
Trump concordou em cortar pela metade tarifas de 20% sobre produtos chineses, enquanto Xi suspendeu por um ano certas restrições à exportação de terras-raras.

Fonte original: abrir