Argentina encerra votação para renovar o Congresso, e Milei aguarda resultado fundamental para seu governo
Foi encerrada a votação para renovar quase a metade da Câmara (127 de 257 cadeiras) e um terço do senado (24 de 72 membros) na Argentina, um pleito cujo resultado é fundamental para a segunda metade do governo do presidente Javier Milei. O único resultado já confirmado é uma participação nacional que ficou em torno de 66%, percentual mais baixo desde o retorno da democracia, em 1983.
A expectativa é grande no país, e uma das grandes dúvidas que existe é se o partido governista A Liberdade Avança (LLA) conseguirá superar em votos aos candidatos do peronismo. Segundo analistas locais, a disputa está acirrada, e Milei, se vencer, não terá uma vantagem ampla em relação a seus principais opositores.
Fontes da Casa Rosada afirmam que o governo venceu, e o peronismo diz o mesmo. As províncias mais importantes numa eleição na Argentina são Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Santa Fe. Em Buenos Aires, o peronismo teria vencido, como fez nas eleições regionais de 7 de setembro. Em Córdoba, a LLA estaria na frente. Em Santa Fe e Mendoza o cenário ainda não está claro.
Fonte original: abrir