
Apagão foi causado por 'falha técnica pontual' em subestação, diz governo
O Ministério de Minas e Energia, informou afirmou nesta tarde que uma "falha técnica pontual" em equipamento de uma subestação causou o apagão registrado em todo os estados do país durante a madrugada desta terça-feira.
Crítica: Para Magda Chambriard, apagão expõe fragilidade nas linhas de transmissão
'Brasil inteiro sem luz': Internautas reclamam da falta de energia durante a madrugada em diversos estados do país
Em nota, o Ministério diz que as conclusões preliminares indicam que o apagão não ocorrou por falta de energia, "mas em razão de uma falha técnica pontual em equipamento da subestação, havendo abundância de geração energética no período."
O apagão aconteceu após um incêndio em um ativo na Subestação de Bateias, no Paraná, por volta das 00h32. Em seguida, houve um efeito cascata no sistema elétrico, com a falta de energia registrada em todos os estados do país, mas com Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná sendo os principais afetados.
Mais cedo, o ministro Alexandre Silveira disse que o dano foi "pontual".
— Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia. Não houve grandes danos ao sistema. O dano foi pontual — afirmou Silveira.
Representantes de diferentes órgãos do governo se reuiniram nesta terça-feira para tratar do apagão que atingiu ao menos nove estados e o Distrito Federal nesta madrugada. Participaram representantes do Ministério de Minas e Energia, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As causas da falha já estão sendo investigadas.
Initial plugin text
Um incêndio em uma subestação de energia no Paraná provocou o apagão, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). Em nota divulgada nesta manhã, a pasta informou que o fogo teve início no reator da Subestação de Bateias, localizada na região metropolitana de Curitiba, por volta de 0h32. Ainda não há confirmação sobre o que causou o incêndio.
Assista: Vídeo mostra aeroporto Santos Dumont às escuras durante apagão que atingiu vários estados do país
A falha comprometeu o funcionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por conectar usinas e linhas de transmissão em todo o território brasileiro. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena o SIN, afirmou que a interrupção afetou o fornecimento de energia em diversos estados e que a recomposição das cargas foi feita de forma controlada.
Segundo o MME, o abastecimento foi retomado gradualmente entre 1h30 e 2h30, com todas as regiões já normalizadas até o fim da madrugada. O apagão durou entre oito minutos e uma hora, dependendo do estado. Em São Paulo, a Enel registrou 937 mil consumidores sem energia. No Rio de Janeiro, a Light informou à TV Globo que 450 mil clientes foram afetados, principalmente nas zonas Norte, Oeste e na Baixada Fluminense.
Relatos de falta de luz também vieram de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Goiás e Distrito Federal. No Norte, a Amazonas Energia confirmou que cidades como Manaus, Parintins e Itacoatiara ficaram sem fornecimento por cerca de uma hora. A energia foi restabelecida por volta de 0h25.
Rede elétrica colossal: Saiba como a China leva energia limpa para mover milhões de carros elétricos e trens a 300 km/h?
O governo federal informou que as causas do incêndio na subestação ainda estão sendo investigadas. O MME e o ONS acompanham o caso para apurar se houve falha técnica ou outro tipo de interferência no sistema elétrico nacional.
Initial plugin text
Fonte original: abrir