Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Anitta, Gilberto Gil e Shawn Mendes participarão de evento com príncipe William no Rio

28/10/2025 11:03 O Globo - Rio/Política RJ

O Rio de Janeiro será o epicentro das discussões globais sobre o clima de 1 a 7 de novembro. A cidade se prepara para receber centenas de autoridades, lideranças e organizações ambientais em uma intensa semana de encontros, fóruns e premiações que antecedem a COP30, conferência internacional do clima que será Belém. O evento mais aguardado é o The Earthshot Prize, idealizado pelo príncipe William, que terá entre os convidados Anitta, Shawn Mendes, Gilberto Gil e Luciano Huck. A cerimônia, considerada o “Oscar da Sustentabilidade”, acontece no Museu do Amanhã, no dia 5 de novembro, e deve reunir 1.600 pessoas.
Crime organizado: Complexos do Alemão e da Penha são alvos de megaoperação para conter avanço do CV
Criado pelo príncipe William, o The Earthshot Prize chega à América Latina pela primeira vez. O prêmio reconhece 15 iniciativas ambientais inovadoras, das quais cinco recebem 1 milhão de libras cada. Dois projetos brasileiros estão entre os finalistas deste ano. A Earthshot Week acontecerá de 3 a 5 de novembro, com ativações no Boulevard Olímpico e no Armazém 3. A cerimônia principal, no dia 5, será no Museu do Amanhã, e contará com artistas, autoridades e celebridades, entre elas Anitta, Luciano Huck, Gilberto Gil e Shawn Mendes.
Para garantir a segurança e o funcionamento da cidade durante os sete dias de atividades, a Prefeitura elaborou o Plano Operacional Integrado para Grandes Eventos Climáticos, coordenado pelo Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio). O esquema envolve milhares de câmeras, drones, bloqueios de trânsito e reforço em áreas de turismo, orla e aeroportos.
— Não está prevista a presença de nenhum chefe de governo ou chefe de Estado. Estarão o prefeito de Londres e a prefeita de Paris, mais de 270 prefeitos do mundo inteiro. É um evento que vai ter muita gente importante na cidade nesses dias, meu pedido aos cariocas: comportem-se, mantenham a civilidade, vamos fazer com que o príncipe inglês também se apaixone pela cidade — afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Maratona climática
A programação inclui 53 eventos espalhados pela cidade. Entre os destaques estão:
Breathe Cities – Avenida Chile
Fórum de Líderes Locais – Complexo MAM/Vivo Rio
Solário Carioca – Santa Cruz
Earthshot Week – Armazém 3 e Boulevard Olímpico
The Earthshot Prize – Museu do Amanhã
Diálogos Locais (SMAC) – Praça Tiradentes
X, The Moonshot Factory – Porto Maravalley
Fórum de Líderes Locais da COP30
O Fórum de Líderes Locais da COP30 será o principal evento da semana, reunindo mais de 300 lideranças climáticas internacionais — prefeitos, governadores e autoridades locais — entre 3 e 5 de novembro, no Complexo MAM e Vivo Rio. Organizado pela presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies, contará com Ana Toni, CEO da COP30, e Michael Bloomberg, enviado especial da ONU para Ambição e Soluções Climáticas.
O encontro discutirá financiamento, resiliência e adaptação, com resultado em um documento das cidades que será encaminhado à COP30.
— Esse evento acontece de três em três anos. É muito importante. Este ano, pela primeira vez, vai englobar muitos mais prefeitos — destacou Ilan Cupperaten, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio.
Cúpula Mundial de Prefeitos da C40
Parte do fórum, a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 reunirá gestores de mais de 200 cidades, além de líderes empresariais, filantropos e representantes da sociedade civil. A edição carioca celebra o 20º aniversário da rede C40, tendo como anfitriões o prefeito de Londres, Sadiq Khan, e Eduardo Paes. O encontro, nos dias 3 e 4 de novembro, no MAM e Vivo Rio, discutirá ações climáticas inclusivas e ambiciosas.
O fórum também sediará:
Cúpula Global de Estados e Regiões (com governadores e líderes regionais);
Diálogo Político de Alto Nível da CHAMP (Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para Ação Climática);
Assembleia Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP);
Fórum Cidades da Amazônia;
Encontro “America is All In”, com cidades americanas;
Local Leaders Awards 2025, premiação climática da Bloomberg (o Rio concorre com o Protocolo de Calor);
e a Cúpula de Ação Climática Local, que encerrará a programação.
Initial plugin text

Fonte original: abrir