Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Zambelli não corre risco de violação de direitos humanos no Brasil, diz MP da Itália

24/10/2025 22:04 O Globo - Rio/Política RJ

Em parecer enviado à Justiça italiana, o Ministério Público daquele país afirmou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), caso seja extraditada, não corre o risco de sofrer violação de direitos humanos. O Ministério Público italiano também rechaçou os argumentos da defesa da parlamentar, de que ela é alvo de perseguição política e de que houve cerceamento à sua defesa no processo que resultou na sua condenação no Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme informou o blog, no entorno de Zambelli, a avaliação é a de que as sucessivas derrotas na Itália não só enfraquecem a narrativa de perseguição política como indicam o caminho de uma futura extradição, algo pavimentado no parecer do Ministério Público, assinado na última segunda-feira (20) e obtido pelo blog.
No último dia 8, a Corte de Cassação da Itália – que funciona como última instância do país – negou um recurso da defesa para que Zambelli fosse para a prisão domiciliar. Na prática, a decisão impede que ela saia da prisão até a decisão do processo de extradição.
* Esta matéria está em atualização

Fonte original: abrir