Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Oito corpos são encontrados em sacos plásticos debaixo de ponte na Guatemala

25/10/2025 09:43 O Globo - Rio/Política RJ

Pelo menos oito cadáveres embrulhados em sacos plásticos foram encontrados nesta sexta-feira sob uma ponte de uma estrada em uma localidade a leste da capital da Guatemala, informaram os socorristas.
'Jackie Kennedy da Ásia': Morre a rainha-mãe Sirikit da Tailândia, figura influente do glamour e do poder, aos 93 anos
Veja também: Militar à frente do governo de Madagascar nega golpe: 'Transferiram poder, é diferente'
O país centro-americano enfrenta uma onda de violência provocada principalmente pela atuação das temidas gangues criminosas.
“Confirmamos oito cadáveres em sacos plásticos sob a ponte San Juan, localizada no município de Palencia”, disse aos jornalistas o porta-voz dos Bombeiros Voluntários, Hans Lemus.
De acordo com imagens da televisão local, os corpos foram abandonados em meio à vegetação, dentro de sacos de diferentes cores e amarrados na parte superior.
Oito corpos são encontrados em sacos plásticos debaixo de ponte na Guatemala
Divulgação / GUATEMALAN FIRE DEPARTMENT / AFP
Lemus informou que ainda não se sabe o sexo das vítimas nem se apresentam sinais de violência, já que caberá ao Ministério Público processar a cena do crime.
A descoberta ocorre no mesmo dia em que Marco Antonio Villeda assumiu o cargo de ministro do Interior, após a destituição de seu antecessor, Francisco Jiménez, em meio à crise política gerada pela fuga de 20 líderes da gangue Barrio 18 de uma prisão.
Até o momento, apenas quatro membros da gangue foram recapturados.
O governo do presidente Bernardo Arévalo ainda não se pronunciou sobre o crime múltiplo.
As gangues Barrio 18 e Mara Salvatrucha foram declaradas organizações “terroristas” pelos Estados Unidos e pela Guatemala.
Quase metade dos casos de violência no país é atribuída pelas autoridades ao narcotráfico e às gangues que se dedicam a extorquir comerciantes e empresários do setor de transporte de passageiros.
Segundo dados oficiais, a Guatemala encerrou o ano passado com uma taxa de homicídios de 16,1 por 100 mil habitantes — mais do que o dobro da média mundial.

Fonte original: abrir