Você cola adesivos no vidro do carro? Veja por que isso pode sair caro
Ao ver um adesivo ou decalque no vidro traseiro do carro e pensar em removê-lo, é melhor reconsiderar. Especialistas alertam que essa ação pode causar danos ao veículo.
Entenda: O que acontece com um carro elétrico quando chove e como a água afeta seu desempenho?
Isso porque há um componente no vidro traseiro que, embora não seja visível a olho nu, é essencial para uma condução segura. Algo aparentemente simples, como um adesivo, pode comprometer o seu funcionamento.
O que acontece ao colocar adesivos no vidro traseiro?
A maioria dos carros possui um padrão de linhas no vidro traseiro que atua como desembaçador. De acordo com a empresa de reparação automotiva Certified Master Tech, o desembaçador é um importante recurso de segurança, pois garante a visibilidade do motorista.
Essas linhas, que parecem meramente decorativas, conduzem calor por meio de uma corrente elétrica enviada pelos sistemas internos do veículo. É assim que o vidro é desembaçado.
O mecanismo, projetado para melhorar a visibilidade, assegura que, em dias chuvosos ou frios, o motorista consiga enxergar a estrada pelo retrovisor. Sem ele, apenas uma película branca se formaria sobre o vidro.
Segundo uma análise da Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA), veículos equipados com desembaçadores em bom estado se envolvem em menos acidentes do que aqueles sem o sistema ou com defeitos no circuito.
Como os adesivos afetam o desembaçador
O desembaçador é uma área extremamente sensível. De acordo com a Certified Master Tech, tanto a limpeza inadequada do vidro traseiro quanto a aplicação de adesivos podem danificar o circuito da grade, comprometendo seu desempenho.
Por isso, o blog da Ford México recomenda evitar o uso de facas ou objetos cortantes ao limpar os vidros do carro. Outra medida preventiva é não aplicar adesivos sobre o vidro traseiro.
Como remover adesivos com segurança
Se o seu carro já tem adesivos no vidro traseiro, há maneiras seguras de removê-los. A empresa RM Windowtint, especializada em para-brisas e fabricação de vidros, orienta seguir os seguintes passos:
Aplique calor com um secador de cabelo a poucos centímetros do adesivo para soltar a cola.
Após alguns minutos, encontre uma borda e comece a levantar o adesivo com os dedos. Caso não consiga, utilize um cartão de plástico.
Use luvas para proteger as mãos da cola quente.
Esses cuidados ajudam a preservar o sistema de desembaçamento e a garantir a segurança na direção.
Fonte original: abrir