Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Tebet divulga taxa de desemprego antes do horário oficial do IBGE e apaga post

31/10/2025 12:49 O Globo - Rio/Política RJ

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) a taxa de desemprego de setembro antes do horário oficial de divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice, de 5,6%, é o menor desde o início da nova série da Pnad Contínua, em 2012.
Em nota, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) afirmou que a publicação antecipada foi resultado de “um erro de publicação na plataforma” e que o conteúdo foi corrigido em poucos segundos.
O post foi feito por volta das 8h35 desta sexta-feira e apagado segundos depois. A divulgação oficial do dado estava marcada para 9h, conforme o calendário público de estatísticas do IBGE.
A taxa de desemprego é considerada um dos principais indicadores econômicos do país e segue regras rígidas de igualdade de acesso e sigilo. O processo de divulgação é padronizado: o horário é previamente definido e os dados são publicados simultaneamente para o público, o mercado financeiro, a imprensa e as autoridades — justamente para evitar vazamentos ou uso privilegiado de informações.
No caso de indicadores de alto impacto, como a taxa de desocupação, o IBGE faz um repasse antecipado e restrito a algumas autoridades do Poder Executivo, entre elas a ministra do Planejamento, o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central. Esse acesso antecipado ocorre sob embargo e sigilo absoluto, apenas para que o governo possa se preparar para eventuais declarações públicas.
Essa não é a primeira vez que um integrante do governo antecipa informações econômicas. Em outubro de 2024, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) antes da publicação oficial. Na época, o IBGE afirmou que a prática de acesso antecipado a autoridades ocorre também em outros países, mas sempre com rigor na confidencialidade.
Dados como a taxa de desemprego são altamente sensíveis para o mercado financeiro, pois resultados fora das expectativas podem alterar preços de ações, câmbio e outros ativos, gerando ganhos ou perdas imediatas a investidores.

Fonte original: abrir