Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Petween: em clima de Halloween, pets viram estrela de festas e ganham fantasias em São Paulo

31/10/2025 06:31 O Globo - Rio/Política RJ

As fantasias e festas de Halloween deixaram de ser exclusividade das crianças e adultos e invadiram também o universo dos pets. Em São Paulo, clínicas veterinárias, shoppings e parques têm promovido concursos e encontros temáticos para tutores que desejam celebrar a data ao lado de seus companheiros de quatro patas.
Apesar do Halloween moderno ter suas raízes nos Estados Unidos, a data se consolidou no Brasil. Em cidades como São Paulo, o mês de outubro enche ruas, condomínios e comércios de abóboras, teias, bruxas e sangue falso. Comemorado neste 31 de outubro, as fantasias para os companheiros vão desde as criadas em casa, no improviso, até as compradas em lojas ou na internet.
Na Zona Norte da capital paulista, a psicanalista Marlene Oliveira, de 64 anos, encontrou no Halloween uma maneira de festejar com sua schnauzer de nove anos, a Tina Turner. Resgatada das ruas há quatro anos, a tutora conta que Tina chegou à sua casa arisca e agressiva.
— Até para colocarmos a guia tínhamos que usar luvas, porque ela mordia com muita força. Levamos ao menos um ano para ela se acostumar. Hoje, dá até “lambeijos”, é carinhosa e brincalhona. Ela topa tudo — conta Marlene.
A ideia de fantasiar Tina Turner veio da clínica veterinária que frequentam. Animadas, as doutoras e Marlene se reuniram no espaço no último final de semana e organizaram até um desfile. Segundo a tutora, Tina entrou na festa e “desfilou direitinho”.
— Comprei uma fantasia de bruxa para ela. Tudo estava lindo, as veterinárias estavam super animadas e dando total atenção para a Tina Turner — diz.
Tina Turner, schnauzer de nove anos, foi fantasiada de bruxa para desfile na clínica veterinária
Arquivo pessoal
Depois de fantasiar a schnauzer pela primeira vez, Marlene deve aproveitar mais momentos para repetir a farra. A ideia para a próxima já está em mente: Tina Turner deve virar uma “gatinha” em alguma festa, ainda não escolhida.
— Deveríamos ter festas em todos os cantos para levarmos nossos pets. Ela é minha companheira.
Na outra ponta da cidade, na Zona Sul, a estudante de arquitetura Mariana Alarcon, de 22 anos, decidiu participar da festa com o Buddy, seu pug de nove anos. A deixa foi um encontro de pugs no parque Villa Lobos, que ocorreu no último sábado (25).
Sob a temática de Dia das Bruxas, o evento reuniu dezenas de cães da raça com fantasias criativas. Apesar de improvisada, a de Buddy não ficou para trás: tecidos TNT coloridos foram costurados e viraram uma abóbora.
— Não queríamos gastar com uma fantasia, já que ele deveria usá-la só dessa vez (risos). Por ter problemas respiratórios (comuns da raça), tínhamos medo que ele cansasse muito. Foi um teste, mas ele ficou tranquilo, a fantasia não era quente ou grande — conta a estudante.
Estreante nos encontros e nas comemorações de Halloween, Buddy e a família de Mariana devem virar figurinhas repetidas nas próximas.
— Todo mundo curtiu bastante, foi legal conversarmos com outros donos e compartilhar experiências. Acho que é um pouco engraçado ou estranho para quem está de fora ver um pet fantasiado, mas somos apaixonados por ele, então curtimos mesmo. E com certeza devemos fantasiá-lo de novo — divide.
Confira a programação de Halloween para os pets
Halloween do Cola em Sampa: O Largo da Batata, na Zona Oeste da cidade, terá um final de semana de programação de Dia das Bruxas. Neste sábado (1) e domingo (2), o bairro recebe o festival gratuito e ao ar livre das 11h às 22h. Além de barracas de bebida e comida, shows e concursos de fantasia, o evento também é pet-friendly.
Encontro de Spitz do Butantã Shopping: No sábado, das 14h às 18h, o shopping Butantã, também na Zona Oeste da cidade, terá um encontro de Dia das Bruxas para spitz. Haverá um concurso de fantasias (Avenida Professor Francisco Morato, 2718).
Festival Día de Muertos: No Memorial da América Latina, na Barra Funda, neste final de semana e no próximo (dias 8 e 9), o espaço recebe uma programação gratuita direcionada para a festa mexicana. Haverá altares tradicionais, gastronomia típica, apresentações, espaço de maquiagem e desfile. Mais um que receberá os pets (Avenida Mário de Andrade, 664).
* Estagiária sob orientação de Pedro Carvalho

Fonte original: abrir