Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Mundial Sub-20: Quem é o herói que marcou dois gols na final do inédito título de Marrocos

20/10/2025 02:51 O Globo - Rio/Política RJ

O Marrocos conquistou a primeira Copa do Mundo Sub-20 da história do país, ao vencer a Argentina por 2 a 0, neste domingo, no Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em Santiago, Chile. O centroavante Yassir Zabiri foi o nome do jogo ao marcar os dois gols da partida, ambos no primeiro tempo da grande decisão.
Foi a primeira vez que a albiceleste sofreu dois gol em um mesmo jogo neste torneio. A defesa da Argentina, inclusive, não havia sido vazada durante todo o mata-mata, mas na final a estrela de Zabiri brilhou mais forte e o atacante do Famalicão-POR terminou a competição com cinco gols no total — artilheiro do torneio.
Voando por baixo dos holofotes, o atacante saiu da Academia Mohammed VI de football, um centro de formação de futebol de elite no Marrocos, inaugurado em 2009, que combina educação acadêmica e treinamento intensivo para jovens jogadores.
Ele começou atuando profissionalmente pelo clube marroquino Union Touarga Sportif e logo no início da temporada 2024/25 se transferiu ao português Famalicão por 600 mil libras (R$ 4,3 milhões, na cotação atual).
No Velho Continente, Zabiri começou atuando pelo sub-23, e agora faz parte do clube principal. Totalizou oito gols e uma assistência em 15 jogos.
Como foi o jogo
Marrocos mostrou o melhor do seu futebol: verticalidade. A equipe usou e abusou de lançamentos e infiltrações a defesa para confundir a Argentina. Para abrir o placar, Zabiri foi lançado nas costas da defesa e ficou mano a mano com o goleiro, mas foi derrubado fora da área pelo goleiro Santino Barbi. Após revisão do VAR, o árbitro Maurizio Mariani marcou a falta, que o próprio Zabiri cobrou no lado do goleiro e acertou no ângulo esquerdo, aos 11 minutos do primeiro tempo.
A Argentina tentou empatar com Carrizo também de falta, mas a bola saiu próxima ao gol. Já aos 28 minutos, foi a vez do atacante Othmane Maamma ser acionado pela ponta direita, driblar o defensor Juan Villalba no mano a mano, e cruzar para Zabiri no outro lado, que chegou pelas costas da defesa argentina acertando um chute de carrinho, para estufar a rede.
Ele ainda teve a chance de fazer o terceiro chutando de fora da área, mas a bola saiu perigosamente pelo canto direito do goleiro.
Com a vitória, O Marrocos se tornou o primeiro país árabe a vencer o Mundial e dar um destaque maior à ascensão do futebol do país em torneios internacionais. Em 2022 a equipe chegou a alcançar a semifinal da Copa do Mundo de 2022, quando perdeu para a França.

Fonte original: abrir