Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Moradores de Laranjeiras denunciam casos de árvores que tiveram raízes cimentadas

05/11/2025 08:05 O Globo - Rio/Política RJ

Uma prática que vem sendo observada na Zona Sul anda preocupando moradores de Laranjeiras. O bairro que leva o nome de árvore tem se mostrados preocupado com as raízes encravadas nas suas ruas. É que muitas estão aparecendo cimentadas, o que não é permitido e vem sendo denunciado. Esta semana um perfil do bairro postou uma série de fotos de árvores nessa situação.
Ladrão idoso e bem vestido: Moradores denunciam homem suspeito de cometer furtos em diferentes bairros
Poda, tapa-buracos, varrição: Projeto leva serviços simultâneos a ruas da Zona Sul
Ciente do problema, a Associação de Moradores de Laranjeiras (Amal) diz que vem tomando medidas educativas para que comerciantes e moradores não cometam a infração.
— Infelizmente em muitos bairros acontece esse tipo de situação. Não é possível saber o autor, a não ser que seja um flagrante. Quem denuncia pode também utilizar o Portal Rio 1746 da prefeitura. No que concerne à Amal, a associação vem mostrando aos moradores os perigos de tais procedimentos e ações e que as árvores precisam permanecer nas golas que foram projetadas e dimensionadas pela Fundação Parques e Jardins — diz Virginia Wanick, diretora de meio ambiente e urbanismo da associação.
Nas redes sociais, o perfil Rua das Laranjeiras também publicou um texto educativo, junto com imagens de árvores com as raízes cimentadas sobre as calçadas, na via de mesmo nome.
"Isso impede a respiração do solo e o crescimento saudável das raízes. Essa prática ocorre há muitos anos, afetando inclusive árvores centenárias que fazem parte da história e da paisagem de Laranjeiras", postou o perfil.
Alexandre Macieira, administrador da página, diz que denuncia a cimentação de árvores à Subprefeitura da Zona Sul sempre que se depara com um caso.
Árvore com raiz cimentada na Rua das Laranjeiras
Reprodução/Instagram @ruadelaranjeiras
Em nota, a Secretaria municipal de Meio Ambiente e Clima (Smac) informou que vai programar uma nova vistoria à Rua das Laranjeiras para averiguar a procedência das denúncias e tentar identificar os responsáveis, que poderão ser notificados a retirar o cimento ao redor das árvores. A pasta orienta os cidadãos que flagrarem esse tipo de irregularidade a denunciá-la pelo 1746.
Outros casos na Zona Sul
Em outubro, a equipe do vereador Pedro Duarte elaborou um relatório sobre árvores com o mesmo problema em diferentes bairros da Zona Sul. Na ocasião, a prefeitura foi oficiada, e a Smac afirmou que faria vistoria nos locais citados.
Segundo Cláudio Santana, engenheiro florestal e diretor da Fundação Parques e Jardins (FPJ), este tipo de prática também pode ser enquadrado como crime ambiental.
— É crime danificar árvores, em especial as de arborização pública. E se uma pessoa fechar um canteiro de árvores com cimento, além de crime ambiental, isso pode configurar uma infração por obra irregular — afirmou ele, no início de outubro, ao GLOBO-Zona Sul.
Já segundo a Smac, a cimentação inadequada de árvores é considerada uma infração, e não um crime ambiental. "A regulamentação para o manejo da arborização cabe à FPJ, conforme o Decreto Rio Nº46.915/2019, e a Portaria FPJ nº02/2025 (que detalha os padrões para as golas das árvores, em conformidade com a NBR 1050). Os proprietários dos imóveis em frente têm responsabilidade e devem providenciar a recuperação da abertura da gola da árvore com respaldo técnico. O entorno das árvores deve sempre permitir a infiltração de água e a troca com o solo", afirmou a pasta.
Initial plugin text

Fonte original: abrir