
México apreende 1,6 milhão de litros de combustível ilegal
As autoridades mexicanas apreenderam 1,6 milhão de litros de combustível ilegal no estado central de Guanajuato, uma prática criminosa que tem prosperado no país.
O roubo de combustíveis, conhecido popularmente como “huachicoleo”, tornou-se uma das principais atividades do crime organizado no México. O hidrocarboneto costuma ser extraído dos dutos da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex).
O governo de Guanajuato informou em um comunicado que o valor do combustível roubado (diesel e combustóleo) chega a 30 milhões de pesos (US$ 1,6 milhão).
Senadores partem para agressão física no México após debate sobre EUA; veja vídeos
“O caso teve origem em denúncias cidadãs e em trabalhos de inteligência policial que permitiram identificar uma rede dedicada ao armazenamento e à distribuição irregular de combustíveis”, disse a autoridade estadual em comunicado, ao destacar que se trata da maior apreensão de combustível ilegal na história de Guanajuato.
O órgão acrescentou que, além do combustível, foram apreendidos veículos e equipamentos industriais, embora não tenha feito referência a pessoas detidas.
“As investigações continuarão para determinar as possíveis redes logísticas, financeiras e operacionais envolvidas no armazenamento e comercialização de hidrocarbonetos de origem ilícita”, acrescentou.
Fonte original: abrir