Luxo à brasileira: dois hotéis no Brasil estão entre os 50 melhores do mundo em 2025; veja ranking
O que faz um hotel ser considerado o melhor do mundo? O atendimento impecável, a arquitetura icônica ou o simples fato de proporcionar experiências inesquecíveis? Em 2025, dois endereços brasileiros mostraram que o luxo tupiniquim também tem seu espaço entre os grandes nomes da hotelaria internacional. O Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e o Rosewood São Paulo figuram entre os 50 melhores hotéis do mundo, segundo o The World’s 50 Best Hotels, divulgado nesta quinta-feira (30), em Londres.
Devagar e sempre (por lei): Eslováquia impõe limite de 6 km/h para pedestres nas calçadas
O que muda com a Lei da Nacionalidade? Seis perguntas que todo brasileiro precisa saber antes de pedir cidadania portuguesa
Destaques nacionais: do Rio à capital paulista
O Belmond Copacabana Palace, um dos ícones do Rio de Janeiro, alcançou o 11º lugar no ranking e foi eleito o Melhor Hotel da América do Sul. O reconhecimento veio no ano seguinte ao seu centenário, celebrado em 2023. Esta é a primeira vez que o hotel aparece na lista — e já como a “nova entrada mais alta” de 2025.
Com 140 acomodações, restaurantes premiados e uma lista de hóspedes ilustres que vai de Madonna a Freddie Mercury, o Copacabana Palace passa atualmente por um processo de renovação. O prédio anexo, de 11 andares, ganhará novas suítes, spa e academia modernizados, além de um restaurante Cipriani totalmente repaginado.
Galerias Relacionadas
Já o Rosewood São Paulo, na 24ª posição, impressiona pela combinação de design contemporâneo e preservação histórica. Localizado no complexo Cidade Matarazzo, próximo à Avenida Paulista, o hotel ocupa a antiga Maternidade Matarazzo e uma torre vertical de jardim, projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker.
Com 181 acomodações e seis bares e restaurantes — entre eles o Rabo di Galo, de alta coquetelaria, e o francês Blaise —, o Rosewood paulista reforça o nome do Brasil entre os destinos mais sofisticados do mundo.
O melhor hotel do mundo fica em Hong Kong
O topo da lista ficou com o Rosewood Hong Kong, eleito o Melhor Hotel do Mundo e também o Melhor Hotel da Ásia. Localizado às margens do Victoria Harbour, o empreendimento impressiona com 413 acomodações e 11 restaurantes, oferecendo experiências que unem requinte e tecnologia.
Na segunda e terceira posições aparecem o Four Seasons Bangkok at Chao Phraya River e o Capella Bangkok, ambos na Tailândia — o último, vencedor da edição anterior.
Prêmios especiais: design, sustentabilidade e hospitalidade
Além da lista principal, o evento premiou propriedades em categorias especiais. O Southern Ocean Lodge, na Ilha Kangaroo, na Austrália, recebeu o prêmio One to Watch, que destaca hotéis em ascensão. O Soneva Fushi, nas Maldivas, levou o Prêmio de Hospitalidade, reconhecendo a excelência no serviço.
Entre as novas categorias, o Prêmio de Design foi entregue ao Singita, no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, pelos lodges inspirados nas montanhas Lebombo. Já o título de Grupo Hoteleiro Mais Admirado ficou com a rede Four Seasons, enquanto o Eco Hotel do Ano foi o Desa Potato Head, em Bali.
Outros destaques foram o Mandarin Oriental Qianmen, em Pequim, eleito Melhor Novo Hotel, e o Passalacqua, no Lago de Como, escolhido Melhor Hotel Boutique.
Como funciona o ranking
A seleção do The World’s 50 Best Hotels é baseada na votação de mais de 800 especialistas em hospitalidade, jornalistas de viagem e profissionais do setor. Os votantes, divididos em 13 regiões globais, indicam até sete hotéis onde se hospedaram nos últimos dois anos. A votação é confidencial, e qualquer hotel aberto ao público é elegível.
O 50 Best é a mesma organização responsável pelas listas dos melhores restaurantes e bares do mundo, publicadas anualmente, além de rankings regionais.
Os 50 melhores hotéis do mundo em 2025
Rosewood Hong Kong (Hong Kong) – Melhor Hotel da Ásia e do Mundo
Four Seasons Bangkok at Chao Phraya River (Bangkok, Tailândia)
Capella Bangkok (Bangkok, Tailândia)
Passalacqua (Lago de Como, Itália) – Melhor Hotel da Europa
Raffles Singapore (Singapura)
Atlantis The Royal (Dubai, Emirados Árabes Unidos) – Melhor Hotel do Oriente Médio
Mandarin Oriental Bangkok (Bangkok, Tailândia)
Chablé Yucatán (Chocholá, México) – Melhor Hotel da América do Norte
Four Seasons Firenze (Florença, Itália)
Upper House Hong Kong (Hong Kong)
Belmond Copacabana Palace (Rio de Janeiro, Brasil) – Melhor Hotel da América do Sul
Capella Sydney (Sydney, Austrália) – Melhor Hotel da Oceania
Royal Mansour (Marrakech, Marrocos) – Melhor Hotel da África
Mandarin Oriental Qianmen (Pequim, China)
Bulgari Tokyo (Tóquio, Japão)
Claridge’s (Londres, Reino Unido)
Four Seasons Astir Palace (Atenas, Grécia)
Desa Potato Head (Bali, Indonésia)
Le Bristol (Paris, França)
Jumeirah Marsa Al Arab (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
Cheval Blanc Paris (Paris, França)
Bulgari Roma (Roma, Itália)
Hôtel de Crillon (Paris, França)
Rosewood São Paulo (São Paulo, Brasil)
Aman Tokyo (Tóquio, Japão)
Hotel
Fonte original: abrir