Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Instabilidade se espalha e provoca chuva no Rio e em SP; Minas tem risco de deslizamentos

04/11/2025 03:01 O Globo - Rio/Política RJ

A terça-feira (4) será de fortes instabilidades sobre grande parte do Brasil, com destaque para o Sudeste e o Norte. Segundo o meteorologista Cesar Soares, do Climatempo, a frente fria que avança pelo litoral sudeste, aliada à umidade da Amazônia, deve provocar chuva volumosa em diversas áreas.
Veja também: Seca extrema deixa Teerã à beira do desabastecimento de água
'Semeadura de nuvens': técnica fracassa em Nova Délhi e especialistas debatem soluções para a poluição na capital indiana
— Amanhã há previsão para temporais em algumas áreas do Sudeste, pegando o norte do Rio de Janeiro, o centro-sul do Espírito Santo, inclusive na região de Vitória e Belo Horizonte. Essas áreas podem ter grandes volumes acumulados de chuva, com risco para alagamentos e até deslizamentos de terra — explicou Soares.
No Rio de Janeiro, o tempo segue instável, com céu encoberto e pancadas isoladas ao longo do dia. A temperatura varia entre 20°C e 27°C, e há possibilidade de chuva mais forte à tarde e à noite. Em São Paulo, o dia será abafado e com aumento da nebulosidade, com chance de trovoadas no fim da tarde. Belo Horizonte terá tempo fechado e chuva frequente durante todo o dia.
O meteorologista destaca ainda que o Norte do país também ficará sob influência de instabilidades intensas. — O norte de Rondônia, inclusive Porto Velho, e boa parte do Amazonas, incluindo Manaus, devem registrar bastante chuva, com risco de raios e ventos fortes — afirmou Soares.
Nas demais áreas do país, as pancadas de chuva tendem a ser mais rápidas e isoladas, sem grande risco de transtornos. A exceção é o oeste do Rio Grande do Sul e o interior nordestino, onde o ar seco predomina. Nessas regiões, não há condição para chuva. O ar mais seco deve derrubar a umidade relativa do ar para valores abaixo dos 20%.
O amanhecer desta terça deve ser marcado por nevoeiros em trechos do leste do Paraná, leste de Santa Catarina e do litoral e leste de São Paulo, incluindo as capitais Curitiba, Florianópolis e São Paulo.
— A gente tem possibilidade de nevoeiro ao amanhecer nessas áreas, o que pode reduzir a visibilidade nas estradas e aeroportos — completou Soares.
A previsão indica que a instabilidade deve persistir ao longo da semana no Sudeste e parte do Centro-Oeste, mantendo o risco de chuva forte e acumulados expressivos, sobretudo entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Fonte original: abrir