Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Fundador de A TARDE, Ernesto Simões Filho construiu legado na educação e política

15/10/2025 19:29 A Tarde - Política

Em 15 de outubro de 1912, Ernesto Simões Filho fundou o centenário A TARDE, um dos maiores veículos de comunicação do Brasil. Para além do jornalismo, Ernesto deixou um legado importante na política nacional e na construção e consolidação da democracia, promovendo uma revolução na educação ao assumir a pasta, durante o governo Getúlio Vargas.



Leia Também:

















Jaques Wagner celebra aniversário do Jornal A TARDE: "Patrimônio da imprensa"




















Ivana Bastos parabeniza A TARDE pelos 113 anos: "Essência do bom jornalismo"




















Muniz comemora 113 anos de A TARDE: “Essencial em informar e fortalecer a democracia”




















Congresso vai analisar vetos de Lula ao licenciamento ambiental









Ernesto Simões Filho foi convidado para ocupar o extinto Ministério da Educação e Saúde, em janeiro de 1951, a convite do então presidente Getúlio Vargas (ext. PTB), que acabara de chegar ao poder pelo voto popular.

































































Ernesto Simões ao lado do presidente Getúlio Vargas




|  Foto: Cedoc A TARDE










Como ministro da Educação e Saúde, pasta tradicionalmente ocupada por baianos no período, o filho de Cachoeira foi o responsável pela criação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que passou a funcionar a partir de 1952, com a avaliação de pedidos e concessão de bolsas.Art.1º Fica instituída, sob a Presidência do Ministro da Educação e Saúde, uma Comissão composta de representantes do Ministério da Educação e Saúde, Departamento Administrativo do Serviço Público, Fundação Getúlio Vargas, Banco do Brasil, Comissão Nacional de Assistência Técnica, Comissão Mista Brasil - Estados Unidos, Conselho Nacional de Pesquisas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional do Comércio, para o fim de promover uma Campanha Nacional de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - Getúlio Vargas. Na década de 1920, Ernesto foi eleito deputado federal e líder da bancada baiana pela Concentração Republicana da Bahia. Tomou também a linha de frente na vitoriosa campanha de Góes Calmon para o governo do Estado, em 1924, atuando como ‘fiador’ da sua posse diante da tentativa de contestação do resultado das urnas por José Joaquim Seabra, de quem foi opositor.Mesmo tendo feito campanha para Góes Calmon, Simões permaneceu seguindo seus princípios

Fonte original: abrir