Foz do Amazonas: Amapá estreia na OTC Brasil com comitiva para atrair investimentos
Após o Ibama ter concedido a licença para a Petrobras perfurar o primeiro poço exploratório na Bacia da Foz do Amazonas, o governo do Estado do Amapá vem sendo um dos destaques da Offshore Technology Conference (OTC), maior feira de petróleo e gás da América Latina, realizada nesta semana no Rio de Janeiro.
Foz do Amazonas: Petrobras começou a perfurar no dia em que o Ibama concedeu licença, diz diretora; veja o vídeo
Petrobras comemora aval para furar um poço na Margem Equatorial: saiba quanto petróleo pode sair dali
O governo do Estado participa pela primeira vez do evento no Brasil, com stand e uma comitiva de mais de 50 representantes liderados pelo governador do estado, Clécio Luís, e seu vice, Antônio Teles Júnior.
Durante a feira, a comitiva vem mantendo uma intensa agenda de reuniões com representantes dos setores de energia, portos e indústria, com foco na capacitação de mão de obra local e na atração de novos investimentos. O grupo também participou de encontros com especialistas em tributação, buscando aprimorar o ambiente regulatório e a competitividade do estado.
Um dos destaques dos representantes do estado é a apresentação do plano “Amapá 2043”, quando o estado comemora 100 anos. O plano prevê a criação de um arcabouço regulatório, voltado a garantir segurança jurídica e estímulo ao investimento privado na região. Isso porque o estado tem uma das áreas com percentual de preservação do pais, além de áreas demarcadas e de conservação.
Com 800 mil habitantes e um PIB de aproximadamente R$ 22 bilhões, o Amapá quer se consolidar como um novo polo de desenvolvimento sustentável e estratégico da margem equatorial brasileira, segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá (ADAP), Wandenberg Pitalugo. Para ele, a presença do estado na OTC é uma oportunidade histórica:
Além do governador, o grupo contou com a presença de diversos secretários, como a de Meio Ambiente, Taisa Mendonça, de Relações Internacionais, Patrícia Ferraz, do chefe da Casa Civil, Lucas Abraão, e de Mineração, Haolibamo Barbosa.
Além disso, o governador do estado em sua apresentação no evento a lembrou da criação do Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação de Bens Destinados às Atividades de Pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petróleo e Gás Natural (Repetro) à Petrobras para operações no estado de forma a atrair investimentos com incentivos fiscais.
Fonte original: abrir