Flamengo tem missão de melhorar desempenho contra equipes da parte de baixo do Brasileirão; veja números
A derrota para o Fortaleza, atual 18º colocado do Brasileirão, na última rodada, jogou luz sobre uma deficiência do Flamengo nesta campanha. O bom aproveitamento apresentado pelo finalista da Libertadores nos confrontos contra os concorrentes diretos ao título nacional não é repetido diante dos adversários da parte de baixo da tabela. Até agora, são dez pontos perdidos que impedem a equipe de estar na liderança. Hoje, às 21h, o duelo de disparidade é contra o Sport, no Maracanã.
O rubro-negro carioca é vice-líder, com 61 pontos, um atrás do líder Palmeiras, e só precisa vencer o lanterna desta edição para assumir a ponta momentaneamente — o alviverde só joga amanhã, às 18h30, em visita ao Juventude. Porém, é exatamente neste tipo de confronto que vem tropeçando.
Quando o Flamengo chegou ao Castelão na semana passada, o Fortaleza era o 19º colocado. Quando perdeu para o Santos, na Vila Belmiro, o adversário já ocupava o atual 16º lugar. No empate com o Grêmio, no Maracanã, o atual 11º aparecia na 14ª colocação. E o Vasco, hoje no melhor momento da temporada, era o 15º no clássico que terminou empatado no segundo turno.
A conta de dez pontos pode ficar ainda mais ampla se forem considerados os empates com o Internacional (atual 15º colocado), na rodada de abertura, e o Ceará (14º), no Castelão. Porém, no momento do confronto, eles estavam na parte de cima da tabela.
Enquanto mira a final da Libertadores no dia 29 deste mês, também contra o Palmeiras, o Flamengo precisará dividir atenções com os últimos nove jogos no Brasileiro. Destes, seis serão contra adversários que iniciaram a 31ª rodadas entre os dez últimos colocados, incluindo dois encontros com o Sport. No dia 15, fazem partida atrasada da 12ª rodada na Arena de Pernambuco.
Últimos jogos do Flamengo no Brasileirão:
Equipes da parte de cima: São Paulo (F), Fluminense (F), Mirassol (F)
Equipes da parte de baixo: Sport (C), Santos (C), Sport (F), Bragantino (C), Atlético-MG (F) e Ceará (C)
Após emplacar uma boa sequência invicta que incluiu vitórias contra Palmeiras e Botafogo, e um empate com o Cruzeiro, o rubro-negro precisa se provar contra as equipes que exigirão um pouco mais de criatividade para superar defesas fechadas.
O jogo desgastante com o Racing no meio de semana pode fazer Filipe Luís poupar algumas peças, como Jorginho, Léo Ortiz e Alex Sandro. Nomes como Samuel Lino, Saúl e Danilo devem voltar a ter oportunidade entre os titulares. Carrascal e Pulgar estavam suspensos na última rodada e voltam a ficar à disposição. Os únicos desfalques por lesão são os de Pedro (fratura no antebraço direito) e Everton Cebolinha (quadril).
Por sua vez, o Sport será comandado pela primeira vez pelo técnico interino César Lucena, que assume no lugar de Daniel Paulista, demitido no início da semana. Os desfalques da equipe são o atacante Matheusinho (suspenso) e o zagueiro Rafael Thyere (lesionado). Os meias Lucas Lima e Rivera estão recuperado e voltam a ficar à disposição.
Fonte original: abrir