
Filme 'Criadas', premiado no Festival do Rio, é indicado a prêmio na Academia Africana de Cinema
"Criadas", filme de Carol Rodrigues exibido e premiado no Festival do Rio, foi indicado a um prêmio na Academia Africana de Cinema — Africa Movie Academy Awards. O longa protagonizado por Mawusi Tulani e Ana Flavia Cavalcanti concorre como Melhor Longa-Metragem da Diáspora.
— Não dá nem para descrever a emoção que estou sentindo com essa indicação. A gente sempre sonha em ressoar para além das fronteiras, mas eu não imaginava que "Criadas" pudesse reverberar tão profundamente no continente africano, especialmente, na Nigéria. Essa indicação me traz também uma sensação de alívio. Durante muito tempo ouvimos que era um filme muito sobre o Brasil. E o filme é, antes de tudo, uma narrativa diaspórica. Parte das tensões nasce do encontro entre mulheres negras brasileiras e uma mulher negra angolana, que imigrou para o Brasil e carrega outras feridas coloniais — diz a diretora e roteirista.
Carol Rodrigues, diretora e roteirista de 'Criadas'
Reprodução
Na história, as personagens Sandra (Mawusi Tulani) e Mariana (Ana Flavia Cavalcanti) são duas mulheres negras, sendo uma retinta e outra de pele clara, que voltam a morar juntas após a vida adulta. O longa tem ainda a personagem Raquel, vivida pela atriz angolana Rudimira Fula, então responsável pela limpeza da casa de Mariana. À medida que a trama avança, há descobertas, desconfortos e feridas reabertas. Carol diz:
— O futuro do cinema negro, para mim, é esse: um movimento circular de escuta, troca e reimaginação entre as margens do Atlântico.
A cerimônia é considerada o Oscar do cinema Africano e Diaspórico e premia anualmente profissionais de países da África e de outros continentes que contribuem para a indústria cinematográfica negra. O anúncio dos vencedores sairá no dia 9 de novembro, na Nigéria. Na disputa pelo mesmo prêmio, estão “Romeu e Julieta 4eva”, produção jamaicana de Paulo Bucknor, e “A Modelo, o Manequim e Eu”, produção estadunidense de Sheldon Woodson.
Antes do resultado final, o público terá a oportunidade de conferir o filme na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. As sessões acontecem no dia 27 de outubro, no Espaço Petrobras de Cinema, às 21h15, e no dia 30, na Reserva Cultura, às 15h40.
Além de "Criadas", longa-metragem em que assina como diretora e roteirista, Carol Rodrigues assinou o roteiro das séries “3%”(temporadas 3 e 4), da Netflix, “Escola de Gênios” , como roteirista e assistente de roteiro no Gloob/Globoplay e de roteirista de “Pico da Neblina” (temporada 2), da 02 Filmes e HBO Brasil.
Fonte original: abrir