Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Filipe Luís pode repetir feito de Renato Gaúcho e ser campeão da Libertadores como jogador e treinador

30/10/2025 03:50 O Globo - Rio/Política RJ

Filipe Luís está a um jogo de igualar um feito que apenas Renato Gaúcho alcançou na história da Libertadores: ser campeão como jogador e como treinador. Nesta quarta-feira, o ex-lateral-esquerdo levou o rubro-negro a um empate sem gols contra o Racing, em Avellaneda, após a vitória por 1 a 0 no jogo de ida da semifinal, e garantiu vaga na decisão. O jogo será no dia 29 de novembro, em Lima (Peru).
Como jogador, Filipe venceu duas Libertadores pelo Flamengo, nas edições de 2019 e 2022. Ele fez parte do início desta geração vitoriosa. Além disse, foi vice-campeão em 2021, curiosamente sob o comando de Renato Gaúcho, na final perdida para o Palmeiras.
Já a carreira de treinador se iniciou no ano passado, e Filipe Luís já tem três títulos: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca. Em sua primeira participação no cargo em uma Libertadores, pode alcançar este feito inédito.
Renato Gaúcho está sem clube após pedir demissão do Fluminense
MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.
Por sua vez, Renato Gaúcho, grande ídolo do Grêmio, conquistou sua primeira Libertadores como jogador na temporada de 1983. Naquele ano, o tricolor bateu o Peñarol na final.
Depois, como técnico, ele levou o clube de Porto Alegre ao título da edição de 2017, em decisão contra o Lanús. Em 2008, ele havia batido na trave à frente do Fluminense, em final perdida para a LDU, e voltou a ser vice no comando do Flamengo, em 2021.

Fonte original: abrir