Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Famílias escolhem Maceió e turistas gastam mais na capital do que em outros destinos brasileiros

22/10/2025 10:58 GazetaWeb - Política

Piscinas naturais são atrativos que encantam os visitantes.


Ascom Semtur









Por dois anos consecutivos, Maceió se mantém no topo da lista de destinos mais procurados por famílias em outubro. O levantamento da Azul Viagens aponta a capital alagoana como líder entre os cinco destinos nordestinos mais buscados no mês das crianças, registrando crescimento de 14% nas vendas de pacotes em relação a 2024. Além disso, o turista que escolhe a cidade gasta, em média, R$ 366 por dia — o maior valor do país.De acordo com a operadora, o destaque não se deve apenas às belezas naturais, mas também aos investimentos em infraestrutura e à diversidade de experiências turísticas oferecidas pela capital.O professor e economista Arnóbio Cavalcanti, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), explica que os números refletem o impacto das políticas públicas municipais, que ampliaram o leque de lazer e convivência urbana.“Os investimentos em praças, parques, areninhas, academias do povo, mirantes revitalizados e projetos de mobilidade tornaram Maceió uma cidade com opções de lazer que vão muito além das praias”, destacou o economista.Outros fatores, como a tarifa de ônibus entre as mais baratas do Brasil e a iluminação 100% em LED, contribuem para o fortalecimento da imagem de Maceió como destino moderno e seguro.Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostram que, desde o período pós-pandemia, Maceió é a capital nordestina com maior taxa de crescimento na geração de empregos no setor de turismo — são 3,82% de novos postos para cada mil habitantes. No ranking nacional, a cidade fica atrás apenas de Belo Horizonte e Manaus.Ainda segundo a pesquisa, metade dos empregos do turismo em Alagoas está concentrada em Maceió, enquanto outras capitais do Nordeste não ultrapassam 25% em seus respectivos estados.“Maceió consolidou-se como o grande polo empregador do turismo em Alagoas e um dos mais dinâmicos do país”, avalia Arnóbio Cavalcanti.A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) reforça que o sucesso também é fruto de uma política de comunicação eficaz e presença em feiras e congressos estratégicos no Brasil e no exterior. Parcerias com grandes operadoras — como Decolar e CVC Corp — e campanhas em locais icônicos, como a Times Square, em Nova Iorque, ampliaram a visibilidade da cidade.Entre janeiro e junho de 2025, 800 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares, e Maceió ficou em 2º lugar no ranking nacional de desempenho hoteleiro, segundo a plataforma Omnibees, atrás apenas de Porto Seguro (BA).*Com assessoria

Fonte original: abrir