
Famílias escolhem Maceió e turistas gastam mais na capital do que em outros destinos brasileiros
Piscinas naturais são atrativos que encantam os visitantes.
Ascom Semtur
Por dois anos consecutivos, Maceió se mantém no topo da lista de destinos mais procurados por famílias em outubro. O levantamento da Azul Viagens aponta a capital alagoana como líder entre os cinco destinos nordestinos mais buscados no mês das crianças, registrando crescimento de 14% nas vendas de pacotes em relação a 2024. Além disso, o turista que escolhe a cidade gasta, em média, R$ 366 por dia — o maior valor do país.De acordo com a operadora, o destaque não se deve apenas às belezas naturais, mas também aos investimentos em infraestrutura e à diversidade de experiências turísticas oferecidas pela capital.O professor e economista Arnóbio Cavalcanti, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), explica que os números refletem o impacto das políticas públicas municipais, que ampliaram o leque de lazer e convivência urbana.“Os investimentos em praças, parques, areninhas, academias do povo, mirantes revitalizados e projetos de mobilidade tornaram Maceió uma cidade com opções de lazer que vão muito além das praias”, destacou o economista.Outros fatores, como a tarifa de ônibus entre as mais baratas do Brasil e a iluminação 100% em LED, contribuem para o fortalecimento da imagem de Maceió como destino moderno e seguro.Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostram que, desde o período pós-pandemia, Maceió é a capital nordestina com maior taxa de crescimento na geração de empregos no setor de turismo — são 3,82% de novos postos para cada mil habitantes. No ranking nacional, a cidade fica atrás apenas de Belo Horizonte e Manaus.Ainda segundo a pesquisa, metade dos empregos do turismo em Alagoas está concentrada em Maceió, enquanto outras capitais do Nordeste não ultrapassam 25% em seus respectivos estados.“Maceió consolidou-se como o grande polo empregador do turismo em Alagoas e um dos mais dinâmicos do país”, avalia Arnóbio Cavalcanti.A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) reforça que o sucesso também é fruto de uma política de comunicação eficaz e presença em feiras e congressos estratégicos no Brasil e no exterior. Parcerias com grandes operadoras — como Decolar e CVC Corp — e campanhas em locais icônicos, como a Times Square, em Nova Iorque, ampliaram a visibilidade da cidade.Entre janeiro e junho de 2025, 800 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares, e Maceió ficou em 2º lugar no ranking nacional de desempenho hoteleiro, segundo a plataforma Omnibees, atrás apenas de Porto Seguro (BA).*Com assessoria
Fonte original: abrir