Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Enem tem questões que tratam de ecologia, às vésperas da COP30, no Brasil

09/11/2025 19:09 O Globo - Rio/Política RJ

No primeiro dia de aplicação de provas do Enem, neste domingo, a ecologia foi um dos temas mais recorrentes entre as 90 questões. Neste mês, o Brasil sediará a COP30, principal fórum de deliberação sobre a agenda climática global. O evento acontece em Belém, no Pará, a partir desta semana, entre os dias 10 e 21 de novembro, mais de 30 anos após a Rio-92, que foi a pedra fundamental para a criação das COPs.
Gabarito extraoficial do Enem 2025: O GLOBO vai disponibilizar as respostas das questões; saiba como ver
Tema da redação: 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira'
O evento, porém, não foi citado diretamente em nenhuma das questões do Enem, cuja prova, entre outros assuntos, abordou temas como sustentabilidade, emissão de CO₂, sistemas de monitoramento de queimadas no Cerrado e crescimento na geração de energia eólica e solar, além de uma questão que citou carros elétricos como "miragem ecológica".
O que é a COP e para que ela serve?
COP é a sigla para Conferência das Partes (COP), a reunião anual dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). A UNFCCC foi criada durante a Conferência Rio-92, em 1992, e a COP é o principal evento para definições de resoluções ambientais e metas climáticas. Qualquer decisão só pode ser tomada se for unânime entre as partes, e passa a valer para todos os países signatários.
Galerias Relacionadas
Em 1995, aconteceu a primeira COP, em Berlim, na Alemanha, e, desde então, a conferência foi realizada em todos os anos, exceto em 2020, quando o evento foi cancelado em decorrência das restrições sanitárias impostas pela Covid-19.
Quem participa da COP?
Participam da conferência todos os 198 países signatários da UNFCCC. Chefes de Estado, ministros e diplomatas costumam ir ao encontro anual representando seus países. Além disso, é comum eles ser organizarem em grupos e coalizões, por agrupamentos territoriais ou de agendas específicas. Existe, por exemplo, a G77, coalizão dos países em desenvolvimento. Além das nações, o evento reúne cientistas, líderes empresariais, ONGs e ativistas de todo o mundo.
As negociações de uma COP servem para alinhar os interesses globais em torno de objetivos concretos, como metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, mecanismos de financiamento de projetos climáticos, transição para economia de baixo carbono e outros pactos globais.
Redação: saiba os temas já cobrados em todas as edições do Enem
Data, local de prova e liberação do gabarito: veja calendário completo e cronograma oficial do Enem 2025
A presidência da COP prioriza os temas, define objetivos e molda as discussões. Neste ano, ela será exercida pelo diplomata André Corrêa do Lago, com direção executiva de Ana Toni, secretária Nacional da Mudança do Clima. Eles respondem diretamente ao gabinete da Presidência da República.
O evento dura duas semanas. A primeira é reservada para as discussões mais técnicas e a segunda para encontros políticos e assinaturas de acordos. Nesta quinta (6) e sexta (7), acontece a Cúpula dos Líderes, que, dessa vez, será realizado antes do início da COP, com a presença de dezenas de chefes de estado e prepara o terreno para o que será discutido na conferência.
As metas firmadas ao final de uma COP precisam ser consensuais, e todos os países têm direito a voto. Embora resoluções dessa natureza demandem discussões ao longo do ano inteiro, é na COP que os memorandos costumam ser de fato finalizados e assinados. Durante uma COP, há eventos acontecendo simultaneamente todos os dias. A conferência é dividida em duas zonas principais: a azul e a verde.
• A Zona Azul é onde ocorrem as negociações políticas e encontros diplomáticos. Ela é gerenciada diretamente pela ONU.
• Já a Zona Verde é focada em painéis para o público geral, debates promovidos por ONGs e até atividades culturais.

Fonte original: abrir