Em telefonema, presidente do México confirma que país participará da COP30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na noite desta segunda-feira, com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. No telefonema, a líder confirmou que enviará para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) a ministra do Meio Ambiente e Recursos Naturais do país, Alicia Barcenas. O evento será realizado em Belém nas próximas semanas.
A COP30 já tem 145 delegações confirmadas. Dessas, 57 virão com seus chefes de Estado, segundo André Corrêa do Lago, presidente da Conferência.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula "reafirmou a disposição de concluir novo acordo comercial com o México, a fim de aprofundar a parceria econômica entre os dois países, e manifestou expectativa positiva em relação à visita do chanceler Juan Ramón de La Fuente Ramírez, prevista para o fim de novembro". Em agosto, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, foi ao México para "destravar oportunidades em áreas como indústria, agronegócio e saúde".
Lula comentou com Claudia Sheinbaum que há potencial de cooperação entre a América Latina e o Sudeste Asiático e citou sua viagem oficial à Indonésia e à Malásia.
"A presidenta Sheinbaum expressou interesse em obter cooperação brasileira para a produção de etanol para atender a crescente demanda interna, bem como para implementar programas sociais de combate à fome e à pobreza", disse em nota o Planalto. Os dois líderes também reafirmaram a intenção de terem um encontro pessoal "tão logo seja possível".
Fonte original: abrir