Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Premier League culpa Uefa e 'expansão de competições europeias' por enxugamento do Boxing Day

01/11/2025 00:10 O Globo - Rio/Política RJ

Os dirigentes da Premier League atribuíram a redução dos jogos do Boxing Day nesta temporada à expansão das competições europeias. Os jogos do dia 26 de dezembro são uma tradição no calendário natalino da Premier League, mas este ano apenas uma partida será disputada, quando o Manchester United receberá o Newcastle. Como o Boxing Day cai numa sexta-feira, a Premier League realizará sete jogos no sábado, 27 de dezembro, e dois no domingo, 28 de dezembro.
'Vou viver meus sonhos novamente': Lucas Paquetá comemora conclusão do processo da FA de suposto envolvimento com apostas
Final da Libertadores no Brasil? Saiba o que pensam Flamengo, Palmeiras e Conmebol após sugestão de presidente da CBF
Ciente de que a ausência de jogos no Boxing Day provocaria reclamações dos tradicionalistas do futebol, a Premier League não hesitou em culpar a Uefa. A entidade que rege o futebol europeu supervisionou o aumento do número de clubes que competem na Liga dos Campeões, na Liga Europa e na Liga Conferência.
"A Premier League gostaria de reconhecer as circunstâncias que levaram a um número reduzido de jogos no Boxing Day nesta temporada, o que afetou uma importante tradição do futebol inglês", disse a Premier League em um comunicado nesta sexta-feira. "Existem agora vários desafios para o calendário de jogos da Premier League, decorrentes da expansão das competições europeias de clubes, o que levou a uma revisão do nosso calendário nacional antes da última temporada, incluindo alterações na FA Cup."
"Isso acabou deixando a Premier League como uma competição de 33 fins de semana — menos do que nas temporadas anteriores, apesar de ser uma competição de 380 jogos desde 1995. Com menos fins de semana disponíveis, a liga fica limitada pela forma como o calendário se desenrola."
As competições europeias da Uefa agora se estendem por dez rodadas no meio da semana, em vez de seis, e a Premier League teve que adaptar seu calendário em função do aumento da atividade continental. Preocupações com o bem-estar dos jogadores após a inclusão de jogos extras levaram a Fifa, órgão que rege o futebol mundial, a afirmar que deveria haver um período mínimo de descanso de 72 horas entre as partidas.
"Tal como nos anos anteriores — e em consonância com o nosso compromisso com os clubes — foram tomadas medidas especiais para permitir um maior intervalo de tempo entre os jogos disputados durante o período festivo", afirmou a Premier League. "Isso dará mais tempo para os jogadores se recuperarem, com os períodos de descanso entre as rodadas 18, 19 e 20 sendo aumentados para garantir que nenhum clube jogue dentro de 60 horas após outra partida."
A Premier League planeja retomar sua programação festiva intensa no Boxing Day do ano que vem.
"A Liga pode garantir que na próxima temporada haverá mais jogos da Premier League no Boxing Day, já que a data cai em um sábado", diz o comunicado.

Fonte original: abrir