Dia da Favela: ONG Favela Mundo celebra mais 1 mil atendimentos a crianças, adolescentes e adultos em seus projetos sociais este ano
A ONG Favela Mundo celebra o Dia da Favela, comemorado nesta terça-feira, com o registro de mais de mil atendimentos a crianças, adolescentes e adultos de diversas comunidades do Rio de Janeiro só este ano. Ao todo, desde o início das atividades da instituição, em 2010, foram oferecidas oportunidades de cursos e oficinas para quase 27 mil pessoas nos três projetos da ONG.
Troca de tiros: dois homens são baleados durante tentativa de assalto na Avenida das Américas; vítima era PM, que reagiu
Tragédia: mulher morre após ser baleada durante passeio com criança em Sepetiba, Zona Oeste do Rio
O Favela Mundo, projeto que dá nome à entidade e completou 15 anos de existência este ano, atendeu a 632 crianças e jovens, de 7 a 18 anos, nas comunidades Cidade de Deus e Caju. Desde o início, em 2010, foram beneficiadas mais de 19 mil pessoas com aulas gratuitas de teatro, violão, hip-hop, jazz e danças brasileiras.
A organização não governamental é chancelada pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades” e, este ano, tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Lamsa e Magellan IP, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.
A Arte Gerando Renda, por sua vez, atendeu a 284 alunos acima de 15 anos em 2025 e, no total, mais de 7.500 moradores de diversas comunidades do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo a qualificação profissional para trabalho nos mercados da estética, carnaval e artes cênicas. As oficinas de maquiagens social e artística, decoração e alongamento de unhas, tranças e turbantes, artesanato e fantasias e adereços são realizadas nas comunidades do Caju e Água Santa.
Já o Favela Hope contabiliza 115 alunos formados este ano em cursos de fotografia e de vídeo, somando 385 pessoas atendidas desde 2013, quando surgiu o projeto em Vargem Grande, em parceria com a universidade americana BYU (Brigham Young University), a segunda maior universidade privada dos Estados Unidos. Com propósito de promover a qualificação profissional de jovens e adultos para trabalho no mercado audiovisual, este ano, as aulas do projeto foram realizadas no Copaleme Praia Clube, no Leme.
— É com grande entusiasmo que celebramos o Dia da Favela, uma data de profunda importância e significado que transcende a simples comemoração. Este ano, temos motivos extraordinários para festejar: a notável conquista de mais de 1 mil alunos, provenientes de mais de 57 comunidades do Rio e de outras cinco cidades. Muitos jovens e adultos qualificados para o mercado de trabalho, um marco que demonstra o potencial transformador da educação e da capacitação profissional dentro de nossas comunidades. Paralelamente, a vibrante participação de centenas de crianças e adolescentes em atividades artísticas no contraturno escolar reforça o compromisso com o desenvolvimento integral em busca de um futuro promissor, nutrindo talento e criatividade. Comemorar este dia é, portanto, reconhecer e potencializar a força, a resiliência e a capacidade de superação das favelas, celebrando as conquistas alcançadas e reafirmando a visão de um futuro com mais oportunidades e dignidade para todos — destaca Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo.
Fonte original: abrir