Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Com Pedro e Arrascaeta fatais, Flamengo vence o Palmeiras e cola na liderança do Brasileiro em jogo eletrizante

19/10/2025 21:00 O Globo - Rio/Política RJ

O Flamengo superou o Palmeiras no jogo com cara de final antecipada do Brasileiro, neste domingo, no Maracanã. E no duelo de dois elencos qualificados, melhor para quem tinha o talento de Pedro e Arrascaeta. A dupla funcionou como nunca e foi responsável por um gol cada um no 3 a 2 sobre o rival. Jorginho completou e Vitor Roque e Gustavo Gomez descontaram para os visitantes. O placar faz o Rubro-negro colar no rival na liderança, ambos com 61 pontos, e mantém a disputa pelo título.
A voltagem alta esperada para a partida se comprovou, depois de troca de farpas entre presidentes nas últimas semanas em função das discussões sobre a Libra e arbitragem. Em campo, o jogo começou a mil, com pressão sobre o árbitro Wilton Pereira Sampaio e reclamação especial do Palmeiras de um pênalti sobre Gustavo Gomez. O Flamengo, por sua vez, esbravejou por uma expulsão de Gomez por entrada dura em Pedro no segundo tempo. A tensão, no fim, ficou só no pano de fundo. Prevalecendo o futebol bem jogado.
Encaixe perfeito do 9 e do 10
E ele deu o ar da graça logo cedo. Enquanto o jogo acontecia em intensidade europeia, Pedro e Arrascaeta o enxergavam em câmera lenta. Aos nove minutos, diante da alta pressão do Palmeiras, o goleiro Rossi fez uma ligação direta. A bola foi amortecida por Pedro, que com dois toques girou e conseguiu enfiar para Arrascaeta. O camisa 10 acelerou na diagonal com um toque na bola, e com o próximo já a acertou colocada no canto direito de Carlos Miguel. Lindo gol.
O Palmeiras era mais intenso e seguiu em cima do Flamengo até o empate, que veio em lance curioso. Léo Ortiz havia se machucado em dividida e precisou deixar o campo. Na sequência, o médico rubro-negro demorou para sinalizar a substituição e entrada de Danilo. Mesmo com a bola voltando para o Flamengo, o time não jogou para fora nem parou a jogada. O Palmeiras rodou até achar cruzamento na área, justamente na posição de Ortiz, onde Vitor Roque estava para cabecear com categoria.
Mas a igualdade ainda estava ameaçada. Por que o Flamengo tinha Pedro e Arrascaeta. O camisa nove, desta vez, brigou com Bruno Fuchs e sofreu pênalti quando arrancou na direção da área. Apesar da revolta do Palmeiras, o árbitro Wilton Pereira de Sampaio nem foi ao vídeo checar o lance. Na cobrança, Jorginho converteu e recolocou o Flamengo à frente. Foi aí que Pedro apareceu mais uma vez.
O centroavante, criticado até pelo técnico Filipe Luis pela falta de intensidade, roubou uma bola na defesa do Palmeiras e tocou para Arrascaeta. Desta vez, foi o camisa 10 quem colocou toda a inteligência em jogo e serviu o atacante no espaço vazio, com um toque genial, de trivela. A bola correu o suficiente para Pedro chegar inteiro, aliar força e precisão, e tocar na saída do goleiro, para explodir o Maracanã em alegria no fim do primeiro tempo.
A temperatura do jogo seguiu elevada na etapa final. Com as duas defesas ainda altas, o duelo era pelos espaços atrás delas. E Pedro seguia desfilando movimentação e técnica, dando mais trabalho que Vitor Roque e Flaco Lopez. Com 15 minutos, os times começaram a mudar. Filipe Luis optou por manter o camisa 9, que normalmente é sacado, e tirou Arrascaeta para a entrada de Carrascal. Também saíram Pulgar e Lino, para as entradas de Saúl e Plata. O equatoriano passou a jogar ao lado de Pedro, mantendo o ataque móvel, com Luis Araújo mantido na ponta direita, onde esteve muito bem no auxílio a Royal.
No Palmeiras, Abel Ferreira teve pouco o que fazer. Trocou Mauricio por Allan e Anibal Moreno por Martínez. As esperanças de jogadas ofensivas ainda recaíam sobre Andreas Pereira, perseguido com vaias e xingamentos pelos torcedores do Flamengo, e, talvez por isso, tímido no jogo. Nos últimos minutos, o ex-meia do Flamengo, vilão do título perdido para o rival na Libertadores de 2021, também foi substituída. A maior pressão da equipe paulista no primeiro tempo deu lugar a uma troca de passes bem menos efetiva. E a tentativas de ligação direta normalmente interceptadas. A última cartada foi uma linha de três zagueiros para avançar os alas. Depois de várias investidas, Gustavo Gomez arrematou jogada pela esquerda. Mas não houve tempo para uma reação maior.

Fonte original: abrir