Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Botafogo reecontra o caminho das vitórias, e leva a melhor contra o Ceará fora de casa no Brasileirão

19/10/2025 23:28 O Globo - Rio/Política RJ

O Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após duas derrotas seguidas. Para isso, a equipe precisou lidar com uma adversidade que vem acontecendo com frequência: lesões de seus principais jogadores. Logo no início Matheus Martins deixou a partida e se juntou à longa lista do departamento médico. Mas a equipe, ainda assim, conseguiu se reorganizar em campo e, apesar da tentativa de pressão dos mandantes na Arena Castelão, voltar a vencer na competição e se manter na zona de classificação para a Libertadores com gols de Chris Ramos e Jeffinho.
Buscando espantar as más atuações recentes, o Botafogo iniciou a partida pressionando os adversários. Joaquim Correa e Matheus Martins alternaram pela ponta esquerda, tentando construir jogadas que foram cortadas pela defesa dos mandantes já no início da partida.
Mas já aos cinco minutos Matheus Martins sentiu dores musculares após uma tentativa de arranque com a bola, entrando na grande área. Ele logo colocou a mão na coxa direita. Ainda tentou ficar em campo, mas logo pediu uma substituição.
Agora, além dele, o Botafogo chegou a nove ausentes por lesão. O lance, seguido de uma pedida de paralisação do goleiro Léo Linck (que não deixou o campo, mas se sentiu mal minutos depois) fez o jogo esfriar.
O jogo voltou a esquentar no final do primeiro tempo. A equipe alvinegra conseguiu contar com uma atuação de gala do uruguaio Santi Rodriguez, que deu passe para o primeiro gol e começou o lance do segundo.
Ele poderia ter aberto o placar, após receber um belo passe de Vitinho, mas teve a finalização mastigada pelo defensor do Ceará e a bola saiu. Ainda assim, logo depois, o zagueiro Newton deu um belo passe para Santi Rodriguez, que lançou o espanhol Chris Ramos. O atacante fez o clássico trabalho de camisa 9, infiltrou no espaço da zaga dominou e chutou a bola no canto do goleiro, aos 39 minutos do primeiro tempo. Voltando a marcar um gol com a camisa alvinegra.
O time da casa pressionou pelo empate ainda no primeiro tempo. O atacante Galeano, de cabeça, chegou perto de empatar, mas a bola passou rente à trave. Já em uma jogada trabalhada com passes rápidos, Galeano tocou para Pedro Raúl, que driblou o goleiro mas a finalização foi bloqueada por Marçal.
Até mesmo de bola parada a equipe chegou perigosamente: em um cruzamento fechando no segundo pau do goleiro, Pedro Raúl passou a centímetros de colocar a bola para dentro do gol, mas a equipe não conseguiu empatar antes e se lançou ao ataque de forma desorganizada, perdendo outras oportunidades.
Já o Botafogo, conseguiu ampliar o placar em uma atrapalhada da defesa do Ceará. Após uma jogada bem trabalhada pelos visitantes, que se iniciou com Santi Rodriguez, a bola foi cortada pela defesa do Ceará, mas a sobra ficou com Vitinho.
Ele cruzou para a área e o Chris Ramos cabeceou na trave, mas no rebote o ponta Jeffinho, que entrou no lugar de Matheus Martins, aproveitou a indecisão entre os defensores para cortar o perigo na pequena área, para roubar a bola e chutar por cima do goleiro, ampliando o placar.
O time da casa ainda tentou pressionar, mas cansados, passaram a errar ainda mais no último terço.
Mesmo recheado de desfalques, o Botafogo voltou a vencer e chegou aos 46 pontos, tendo como próximo duelo o jogo com o Santos, no domingo, às 16h, no Nilton Santos.

Fonte original: abrir