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Dona de Gucci vende divisão de beleza para a L’Oréal em acordo de US$ 4,7 bilhões

20/10/2025 01:42 O Globo - Rio/Política RJ

A Kering, dona de Gucci, Saint Laurent e Balenciaga, concordou em vender sua divisão de beleza para a L’Oréal como parte de uma aliança estratégica de longo prazo, em um movimento que o novo presidente-executivo, Luca de Meo, vê como essencial para revitalizar o desempenho do grupo francês de luxo.
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A Kering afirmou que o acordo tem como objetivo acelerar o crescimento, segundo comunicado divulgado pelas duas empresas na noite de domingo.
O negócio está avaliado em 4 bilhões de euros (US$ 4,7 bilhões), de acordo com o comunicado.
A Kering lançou sua divisão de beleza em 2023, após a aquisição da marca de fragrâncias de alto padrão Creed, por cerca de 3,5 bilhões de euros, com o objetivo de construir sua plataforma de cosméticos e perfumes. Desde então, no entanto, a empresa vem enfrentando desafios.
Como parte do acordo, a L’Oréal, maior empresa de cosméticos e beleza do mundo, incorporará a Creed ao seu portfólio. A L’Oréal tem forte atuação no Brasil, com participação de diversos segmentos do setor. Na década passada, fechou sua fábrica no Rio.
“Ao unirmos forças com o líder global em beleza, aceleraremos o desenvolvimento de fragrâncias e cosméticos para nossas principais maisons, permitindo que elas ganhem escala nesta categoria e liberem seu imenso potencial de longo prazo”, afirmou Luca de Meo em comunicado.
A venda marca a primeira grande decisão estratégica do executivo, que assumiu oficialmente o cargo em setembro. A Kering enfrenta queda na demanda chinesa e ameaças de tarifas mais altas nos Estados Unidos. O alto nível de endividamento do grupo também tem gerado preocupação entre investidores.
Luca de Meo substituiu François-Henri Pinault e deve apresentar sua nova visão estratégica nos próximos meses. A família Pinault continua sendo a acionista majoritária da Kering, com 42% de participação e 59% dos direitos de voto.

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