
Ciclone extratropical pode provocar tempestades no Brasil no feriado de domingo
A formação de um novo ciclone extratropical pode provocar chuva forte em três regiões do Brasil durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, no domingo, 12 de outubro. Segundo a agência de meteorologia Metsul, o fenômeno está associado a uma baixa de pressão que deve se formar na Argentina no sábado e vai alimentar o fenômeno.
"Na segunda-feira, o ciclone já estará maduro e mais intenso, atuando sobre o Atlântico, se distanciando do continente no sentido Sudeste", escreveu a meteorologista Estal Sias em comunicaco. "A frente fria associada ao ciclone, porém, avança com chuva até localmente forte e tempo severo entre o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil."
Sensação térmica: Achou o inverno mais frio neste ano? Registro de temperatura foi normal em RJ e SP
A Metsul afirma que o domingo é de "alto risco" de tempo severo em território gaúcho, com temporais isolados que podem ter queda de granizo e vendavais. Em outros estados o impacto será provavelmente menor.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira um novo alerta de "perigo potencial" para chuvas intensas no Sudeste e no Centro-Oeste, com chuva prevista de até 50 mm/dia e ventos intensos (40 a 60 km/h). Nesse perfil, o temporal apresenta ainda "risco baixo" de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Tempo hoje: Chuva ganha força no Centro-Oeste e se espalha pelo país antes da chegada do fim de semana;
Segundo a agência Climatempo, o risco nos estados mais ao norte se deve a um fenômeno relacionado ao ciclone.
"O avanço recente de uma frente fria entre o Sul e o Sudeste do Brasil favoreceu o aumento da umidade proveniente da Amazônia, ampliando as condições para chuvas no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás", escreveu a meteorologista Lívia Caetano em boletim. "Embora a frente fria não atue diretamente sobre a região, ela tem papel importante no cenário atual ao estimular a formação de um canal de umidade."
O Inmet emitiu em seu alerta recomendações habituais para quem enfrentar temporais nas regiões assinaladas.
"Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Enão estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda", diz o comunicado. "Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada."
O instituto recomenda que habitantes das regiões tenham registrado no celular os contatos da Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
"A instabilidade será intensa durante o domingo nos três estados do Sul do Brasil, no Paraguai e no Mato Grosso do Sul, mas podem ocorrer temporais também em São Paulo", escreveu Sias, da Metsul. "É alto o risco de que as nuvens de tempestade provoquem vendavais localizados e que em algumas localidades podem ser fortes e com potencial de danos e transtornos como destelhamentos, queda de árvores e postes."
Fonte original: abrir