Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Capricorn 01 Zagato: esportivo de R$ 18 milhões une design italiano, engenharia alemã e motor V8 americano; veja fotos

16/10/2025 07:02 O Globo - Rio/Política RJ

Em um momento em que hipercarros elétricos dominam o mercado e a tecnologia dita o ritmo da indústria automotiva, a alemã Capricorn decidiu seguir o caminho oposto. Ao celebrar 92 anos de história, a empresa de Düsseldorf lança seu primeiro carro próprio — o Capricorn 01 Zagato, uma verdadeira ode aos esportivos clássicos, limitada a poucas unidades e com preço estimado em €2,95 milhões (cerca de R$ 18 milhões).
Basalt, Kardian e Logan: Uber endurece regras e proíbe modelos nas categorias Comfort e Black; veja lista
Novo SUV da Toyota será um Corolla cupê híbrido flex e chega em 2028
Fundada em 1933, a Capricorn sempre se manteve nos bastidores da elite automotiva, fornecendo componentes de altíssimo desempenho para marcas como Bugatti, McLaren, Audi e Porsche. Entre seus feitos, estão monocoques de fibra de carbono e peças de suspensão utilizadas em modelos icônicos como o Bugatti Veyron, o McLaren P1, o Audi R8 e o tricampeão de Le Mans Porsche 919 Hybrid. A empresa também já colaborou com equipes de Fórmula 1, como Lotus e Caterham — e chegou, inclusive, a ser proprietária do circuito de Nürburgring entre 2014 e 2015.
Capricorn 01 Zagato
Reprodução
Para o novo projeto, a Capricorn uniu forças com a Zagato, tradicional casa de design italiana fundada em 1919, responsável por algumas das carrocerias mais elegantes da história do automobilismo. O resultado é um gran turismo de linhas esculturais, equilibrando nostalgia e inovação em cada curva da carroceria.
Capricorn 01 Zagato
Reprodução
Sob a tampa traseira de vidro, o 01 Zagato abriga um motor V8 Ford 5.2 Coyote, amplamente modificado pela equipe da Capricorn. Com virabrequim, pistões e bielas forjados, lubrificação por cárter seco, novo sistema eletrônico e compressor mecânico, o bloco entrega mais de 900 cv de potência e 102 kgfm de torque, alcançando giros próximos das 9.000 rpm — números que o colocam lado a lado com alguns dos hipercarros mais potentes da atualidade.
A estrutura é totalmente feita em fibra de carbono, e os escapes, com formato inspirado em instrumentos de sopro, reforçam o apelo artesanal do modelo.

Fonte original: abrir