Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Bolsonaristas comemoram vitória de Milei em eleição legislativa na Argentina: 'Direita com força total'

27/10/2025 12:59 O Globo - Rio/Política RJ

Políticos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemoraram a vitória do partido A Liberdade Avança (LLA), do presidente Javier Milei, na eleição legislativa da Argentina neste domingo. Um dos principais representantes da direita na América do Sul, Milei afirmou que o povo "não quer voltar ao populismo". Nomes como o deputados federal Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara dos Deputados, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se animaram com o triunfo nas redes sociais e parabenizaram o presidente argentino.
Veja reações: Encontro entre Lula e Trump rende elogios da base do governo e ironias da oposição
Estudo: Fala de Lula sobre traficantes provoca 15,6 milhões de menções e reacende polarização nas redes
De acordo com Sóstenes, a vitória de Milei "mostra a força" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o continente. O líder do PL ainda mencionou as eleições brasileiras do ano que vem, ressaltando que a direita terá "força total" em 2026.
Já para Tarcísio de Freitas, a vitória demonstra que a população argentina "escolheu seguir por um caminho de coragem e transformação, em busca da prosperidade, da liberdade e do desenvolvimento".
"Que Milei possa, com o apoio das casas legislativas, realizar as reformas necessárias para seguir devolvendo a esperança ao povo argentino", escreveu o governador.
Initial plugin text
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comparou a atuação econômica de Milei com sua atuação no estado, desejou um ciclo de "ainda mais prosperidade" para o presidente argentino e ressaltou que o país "escolheu virar a página da esquerda".
"A Argentina escolheu virar a página da esquerda. Assim como fizemos em Minas, a Argentina tem se recuperado com base em liberdade econômica, corte de gastos e sem privilégios para a casta política", publicou.
Initial plugin text
Filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também utilizou as redes sociais para parabenizar Milei. O parlamentar publicou que a vitória demonstra que os argentinos "escolheram o caminho da liberdade".
Initial plugin text
O deputado federal General Pazuello (PL-RJ), que ocupou o cargo de ministro da Saúde durante o governo Bolsonaro, disse que o resultado da eleição legislativa foi "o último suspiro da esquerda na Argentina". Para o parlamentar, a vitória também demonstra a força da direita para as eleições do Brasil no próximo ano:
"Javier Milei aniquilou o peronismo nas urnas e mostrou que o povo argentino não aceita mais o caos e a mentira da esquerda. A onda de liberdade está varrendo a América do Sul. E podem se preparar: a vez do Brasil está chegando", destacou.
Initial plugin text
Vitória expressiva
O partido de LLA conquistou 40,83% dos deputados na disputa pela Câmara, superando amplamente a peronista Força Pátria, que conseguiu 31,62%. No Senado, onde foi renovado um terço das cadeiras, o partido Milei conseguiu 42,58% dos votos, contra 28,57% do peronismo/kirchnerismo.
Milei, que hoje tem 37 deputados, passará a controlar mais de 90 cadeiras na Câmara, junto a aliados do Proposta Republicana (Pro), partido do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019). Deste total, 64 serão do partido governista. No Senado, onde a LLA não tinha nenhum membro, o governo passará a ter 13 senadores.
O governo não terá maioria parlamentar, mas conquistou o desejado terço na Câmara, chamado de escudo legislativo. Com ele, a Casa Rosada poderá impedir que vetos do presidente sejam derrubados, como aconteceu várias vezes nos últimos meses, e terá, a partir de 10 de dezembro, os votos necessários para frear, por exemplo, tentativas de impeachment do presidente.

Fonte original: abrir