Após tropeço do Flamengo, Palmeiras chega a 54% de chance de vencer o Brasileirão, segundo Bola de Cristal
A 30ª rodada do Brasileirão não terminou bem para o Flamengo. Após a derrota para o Fortaleza, no sábado, Palmeiras e Cruzeiro empataram na noite de domingo, e o time de Abel Ferreira ampliou, ligeiramente, a vantagem no topo da tabela. Agora, o alviverde tem 54,2% de chance de vencer o campeonato, segundo os dados da Bola de Cristal do Brasileirão.
A ferramenta de previsões no futebol, desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG, aponta um aumento de 5,5 pontos percentuais nas chances de títulos do Palmeiras, em relação à 29ª rodada. O time paulista hoje soma 62 pontos, contra 61 do Flamengo, que viu sua probabilidade de levantar o troféu ao fim das 38 rodadas cair para 41,4% — antes da derrota para o Fortaleza, o número estava em 48,4%.
Terceiro colocado com 57 pontos, o Cruzeiro tem 2,9% de probabilidade de título, enquanto o Mirassol, com um ponto a menos, tem 1,4%. O número parece pouco, mas em comparação com a rodada anterior, quando o índice do time paulista estava em 0,23%, a surpresa do Brasileirão apresenta uma evolução constante ao longo do campeonato. Da quinta a sétima colocação, Bahia, Botafogo e Fluminense têm chances que, somadas, não chegam a 0,1%.
Nas dez rodadas que foi líder do Brasileirão, o Flamengo atingiu o ápice das chances matemáticas de título ao final da 21ª rodada, no final agosto, quando chegou a 53,2%. Já o Palmeiras teve seu melhor índice com 69% de probabilidade de levantar o caneco de mais um Campeonato Brasileiro após a conclusão da 12ª rodada, em junho.
Fonte original: abrir