Não existe cuidado da pele sem consciência: o Grupo Boticário apresenta o pacto Skincare Responsável para educar e conscientizar adolescentes sobre como cuidar da pele de forma responsável
Elas ainda nem chegaram à maturidade, mas já seguem tutoriais, buscam produtos de beleza e se preocupam com a aparência. É o que aponta uma pesquisa inédita realizada pela consultoria On The Go, em parceria com o Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário. O meio digital é o principal motivador para o uso inadequado: 62% das que usaram fórmulas para prevenir o envelhecimento foram influenciadas pelas redes sociais.
Segundo o levantamento, que ouviu entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro meninas de 8 a 14 anos de todo o Brasil, 99% das meninas participantes da pesquisa já utilizam algum cosmético para cuidar da pele – como sabonete, hidratante ou protetor solar anti-idade – e 22% já recorreram a fórmulas anti-idade. Além disso, 80% pedem aos pais que comprem um produto depois de assistir a um conteúdo online.
E mais: 74% delas não sabem quais são os componentes do que aplicam na pele e confiam totalmente nas indicações que recebem, o que aumenta a probabilidade do uso inadequado e exposição a substâncias potencialmente nocivas. O impacto, no entanto, vai além da pele. O estudo revela que 7 em cada 10 meninas se preocupam com a opinião dos outros e um quarto já deixou de realizar alguma atividade por conta de sua aparência.
Diante desse fenômeno crescente, impulsionado também pela influência digital, o cenário se mostra a cada dia mais preocupante. Por isso, o Grupo Boticário, como uma das empresas líderes no mercado da beleza, assume a responsabilidade de educar e proteger as adolescentes que estão utilizando produtos cosméticos inadequados de skincare cada vez mais cedo, criando o Pacto Skincare Responsável.
A iniciativa propõe um novo olhar sobre o cuidado com a pele e a construção da autoestima desde cedo. Mais do que uma campanha, trata-se de um movimento por uma beleza mais saudável e consciente, é um chamado à reflexão dirigido a cuidadores, educadores e influenciadores para promover uma relação mais saudável, segura e livre de pressões estéticas.
"Cosméticos não são brinquedos. A pele é o maior órgão do corpo humano — ela sente, absorve e transforma. Escolher um produto não pode ser sobre a cor da embalagem ou o cheiro, mas sobre conhecimento e orientação. Pois o que colocamos na pele marca o corpo e a história de quem ainda está crescendo. Essa é a verdadeira Beleza com Propósito”, alerta Dra. Annia Cordeiro, dermatologista parceira do Pacto Skincare Responsável
Autocuidado com a Pele: Um caminho consciente e seguro
De acordo com Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário, diante de um cenário em que os jovens têm cada vez mais acesso a conteúdos que estimulam o uso precoce de skincare, é responsabilidade da empresa atuar como orientadora. “Como mãe de duas meninas, sinto a responsabilidade de agir. O pacto é a materialização do nosso compromisso em apoiar as famílias, e proteger a autoestima e o bem-estar dessa geração.”
A ação está alinhada ao propósito da companhia de criar oportunidades para que a beleza transforme a vida das pessoas com seriedade e cuidado. Também se insere na estratégia ESG do grupo, que é voltada a ampliar o impacto social e promover práticas éticas e sustentáveis, além de contribuir para a preservação da saúde e da autoestima de crianças e adolescentes.
A proposta é transformar o "excesso de consumo" em "consumo consciente e qualificado", posicionando o Grupo como agente de mudança ao usar sua influência para liderar um diálogo nacional sobre saúde e bem-estar.
Campanha educativa faz alerta sobre o skincare adolescente
Para amplificar ainda mais a mensagem proposta pela companhia e guiar o diálogo com as famílias, a empresa escolheu influenciadores como Angélica, apresentadora que cresceu sob os holofotes e hoje é mãe de uma adolescente de 13 anos. Ela representa, ao mesmo tempo, os dois lados da exposição: o da influenciadora e o da influenciada, ampliando o alcance do movimento.
Pacto Skincare Responsável, do Grupo Boticário, propõe uma nova forma de educar e proteger as adolescentes
Divulgação
A ação inclui um filme que expõe o acesso de adolescentes a conteúdos sobre produtos anti-idade nas redes sociais. As imagens mostram meninas rolando o feed do celular enquanto tutoriais inocentes são substituídos por vídeos de cosméticos potentes e ácidos. A locução finaliza com a frase: “O que elas aprendem no feed, elas aplicam na pele”.
O vídeo busca provocar uma reflexão sobre a influência digital e o papel dos adultos na orientação do consumo e na proteção da infância. Ao destacar expressões reais de meninas expostas a esse tipo de conteúdo, a peça reforça o debate que o Pacto Skincare Responsável pretende ampliar: o de tornar a internet um ambiente mais seguro e consciente para as novas gerações. A mensagem se traduz em ações práticas, como a criação de um hub de conteúdo com informações e orientações seguras para um skincare mais responsável e um selo que será aplicado em todos os conteúdos de redes sociais com produtos do Grupo Boticário, que possuem ativos e benefíc
Fonte original: abrir