Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Bloco, roda de samba e festas: vale tudo para acompanhar último capítulo e saber quem matou Odete Roitman

17/10/2025 21:40 O Globo - Rio/Política RJ

Não te convidaram pra essa festa pobre que os homens armaram pra te convencer, mas está tudo bem. Há muitas outras festas espalhadas Brasil afora para acompanhar o último capítulo de "Vale tudo". Na noite desta sexta-feira (17), após o "Jornal Nacional", a TV Globo exibe o desfecho do folhetim que está movimentando o país em torno de uma só pergunta: quem matou Odete Roitman?
'Vale tudo': saiba como terminou a trama dos personagens principais na novela original
Aconteceu: Marco Aurélio repete cena icônica e dá banana ao Brasil
No Rio, onde a trama da novela se passa — Odete morreu no Copacabana Palace —, vários bares e restaurantes estão se preparando para receber fãs de "Vale tudo". O Boteco do Teixeira, por exemplo, que tem unidades na Barra da Tijuca e em Duque de Caxias, vai distribuir 200 chopes gratuitos durante a exibição do capítulo final. No Cachambeer, que fica no Cachambi, vai ter promoção no chopp (R$ 6,50) e nas coxinhas da casa. Lugares como o Cine Botequim, no Maracanã, e o Jeito Boêmio, em Santa Cruz, terão telões pra ninguém perder nenhum detalhe da novela.
Festas na rua e em casa
E tem as festas. Em Copacabana — alô, Odete! —, a boate Pink Flamingo está preparando uma watchparty para acompanhar o fim do remake, com entrada a partir de R$ 30. Na Lapa, o bloco de carnaval Debora Bloco encontra com o Samba da Alvorada para um encontro animado à altura de capítulo final da novela. Autor do livro "Os blocos do carnaval carioca", o jornalista e ator Tiago Ribeiro estará lá para curtir com o movimento que viu nascer de perto.
Initial plugin text
— Como o bloco no último sábado foi muito bom, pensei que ia ser legal assistir com uma galera. Foi uma novela que eu acompanhei inteira, todos os capítulos. Pensei que seria divertido encontrar com os amigos. Imagino que quando acabar, vai ter cortejo na rua — diz Ribeiro que, inclusive, participou da novela como ator. Ele elogia a iniciativa do bloco — Começou como uma piada. Eu, como pesquisador, acabo investigando de que maneira os blocos surgem. Uma das formas é o bloco factual, que é quando algum motivo, seja um meme, uma notícia, faz com que as pessoas assíduas do carnaval adotem o nome em questão.
Luiza e João Pedro vão armar festinha pra ver capítulo final de 'Vale tudo'
Divulgação
Há, ainda, os que não vão pra rua, mas que farão festas em casa para receber os amigos e acompanhar a trama final de "Vale tudo". É o caso dos amigos Luiza e João Pedro dos Santos Berardinelli de Negreiros, 27 anos, de Vitória, que organizaram uma confraternização com direito a karaokê e piscina de bolinhas. João e Luiza batizaram a festa de "Vale nada".
— Essa reunião surgiu de um dia que, coincidentemente, a gente estava aqui na minha casa jantando e aí eu coloquei uma televisão numa sala que não é de TV, que era onde a gente estava, para que assistisse à novela e foi muito legal isso de todo mundo comentando. Então a gente falou, ah, vamos se juntar para assistir ao último capítulo — diz João Pedro, que estará fantasiado de Marco Aurélio, personagem interpretado por Alexandre Nero, para receber os convidados. — Eu sou noveleiro do grupo, assisti a versão original ano passado no Globoplay, eu não era nascido ainda na época, mas sempre ouvia falar do "quem matou Odete Roitman". Quando saiu a ideia do remake, eu fiquei super alegre, animado e feliz com a repercussão porque eu super defendo a telenovela como um ícone da nossa cultura popular brasileira.
Desde o início da ideia, Luiza botou pilha no amigo.
— Eu estarei de Heleninha Roitman, mas não acho que foi ela que matou a Odete, tá? — brinca a gerente de marketing. — Na verdade, pra mim, depois da cena de ontem, aquela cena de ontem foi maravilhosa, do Marco Aurélio com a Leila tentando fugir do Brasil, né? Ele dando a banana, assim, o Alexandre Nero, ele estava visivelmente se divertindo, gravando aquela cena, e eu senti que aquela cena foi estragada no final com a pane no avião, né? Mas para mim a Leila é quem tem a ver com a morte da Odete.
João Pedro como Marco Aurélio, personagem interpretado por Alexandre Nero
Divulgação

Fonte original: abrir