
Banco fundado por bilionários apoiadores de Trump recebe autorização de reguladores dos EUA para operar no país
Um novo banco nos Estados Unidos, que tem como objetivo atender empresas emergentes de tecnologia em setores como criptomoedas e inteligência artificial, recebeu do Escritório do Controlador da Moeda (OCC na sigla em inglês) aprovação condicional para operar .
Chamado Erebor, o banco com sede em Columbus, Ohio, foi fundado este ano por um grupo que inclui Palmer Luckey, cofundador da empresa de defesa Anduril Industries. Também está envolvido Joe Lonsdale, chefe da firma de capital de risco 8VC e cofundador da empresa de análise de dados Palantir Technologies, segundo informou mais cedo o Financial Times.
Luckey e Lonsdale foram grandes doadores para a campanha presidencial mais recente de Donald Trump.
O novo empreendimento se juntará a uma lista crescente de bancos que buscam atuar como pilares financeiros para o boom de indústrias emergentes, incluindo o setor de criptomoedas, que historicamente teve dificuldades em encontrar parceiros bancários dispostos a oferecer serviços financeiros.
“A decisão de hoje também é uma prova de que o OCC, sob minha liderança, não impõe barreiras generalizadas aos bancos que desejam atuar com ativos digitais,” disse o Controlador da Moeda Jonathan Gould em um comunicado nesta quarta-feira. “Atividades permissíveis com ativos digitais, como qualquer outra atividade bancária legalmente permitida, têm espaço no sistema bancário federal, desde que conduzidas de forma segura e sólida.”
Owen Rapaport, cofundador da Erebor, recusou-se a comentar em nome da empresa quando contatado pela Bloomberg.
O Erebor é uma das várias empresas envolvidas com ativos digitais ou pagamentos que recentemente buscaram licenças bancárias ou de truste junto a reguladores federais e estaduais nos EUA. Outras incluem a plataforma de stablecoin da Stripe, chamada Bridge, a corretora de criptomoedas Coinbase Global, e a empresa britânica de processamento de pagamentos Checkout.com.
No entanto, a decisão do OCC sobre o Erebor recebeu fortes críticas, quase imediatamente, da senadora democrata Elizabeth Warren, que sinalizou sobre o risco de criar “mais um resgate financiado pelos contribuintes americanos” que poderia “desestabilizar nosso sistema bancário”.
A família do ex-presidente Donald Trump tem se envolvido em vários empreendimentos no setor de criptomoedas, incluindo uma plataforma de finanças descentralizadas chamada World Liberty Financial e a empresa de mineração American Bitcoin.
Seus filhos, Donald Trump Jr. e Eric Trump, disseram que suas próprias experiências de serem “desbancarizados” foram parte do motivo pelo qual decidiram se envolver com criptomoedas, que operam fora do sistema bancário tradicional.
Vários bancos favoráveis ao setor de criptoativos registraram lucros de bilhões de dólares durante o período de valorização histórica dos ativos digitais desde a eleição de Trump, que promoveu regulamentações e legislações favoráveis ao setor.
A Cantor Fitzgerald, liderada recentemente pelo secretário de comércio dos EUA, Howard Lutnick, teve um aumento expressivo nas receitas, impulsionado em parte pelo crescimento nas transações relacionadas a criptoativos, como emissões de títulos e ofertas públicas iniciais (IPOs).
Fonte original: abrir