
Avião cai durante decolagem na Venezuela e deixa dois mortos; vídeo
Uma aeronave modelo PAY1, matrícula YV1443, caiu nesta quarta-feira (23) durante a decolagem no Aeroporto de Paramillo, no estado venezuelano de Táchira, próximo à fronteira com a Colômbia. De acordo com o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil da Venezuela (INAC), os dois tripulantes a bordo morreram no acidente, que provocou um incêndio e destruiu completamente o avião.
Leia também: Rússia diz ser imune a sanções dos EUA ao petróleo e alerta para impacto na guerra da Ucrânia
O INAC informou, em comunicado divulgado no Instagram, que “os protocolos correspondentes e as ações dos Bombeiros Aeronáuticos do referido aeroporto foram imediatamente acionados para atender ao acidente”. O Conselho de Investigação de Acidentes de Aviação Civil (JIAAC) foi mobilizado para determinar as causas da queda, que ocorreu nos primeiros segundos da decolagem.
Vídeos e relatos publicados nas redes sociais mostram que a aeronave chegou a levantar voo, mas perdeu estabilidade logo em seguida, desviou para o lado e caiu na pista, gerando uma explosão seguida de uma grande bola de fogo. As vítimas foram identificadas extraoficialmente como os pilotos Toni Bortone e Juan Maldonado.
Confira:
Initial plugin text
Segundo o Infobae, fontes relataram à imprensa venezuelana que um possível estouro de pneu durante a decolagem pode ter contribuído para o acidente. As autoridades, no entanto, afirmam que apenas a investigação oficial do JIAAC poderá confirmar se houve falha mecânica, erro humano ou interferência externa. Equipes dos Bombeiros, da Proteção Civil de Táchira e da Polícia Nacional Bolivariana atuaram no local para conter o incêndio e isolar a área.
O presidente do Banco Sofitasa, José María Nogueroles, confirmou que era dono da aeronave acidentada. Em entrevista à imprensa, ele disse ter usado o avião um dia antes para uma viagem a Apure. “Ontem estive em Guasdualito e San Fernando de Apure. Voltei ao Aeroporto de Paramillo às 17h. Hoje mesmo, os pilotos que me trouxeram sofreram o acidente aqui”, declarou.
Fonte original: abrir