
Após desobedecer ordem da equipe, Lucas Moraes conquista inédito título da 'Fórmula 1 do off-road' para o Brasil
Lucas Moraes conquistou nesta sexta-feira o inédito título mundial de Rally-Raid (W2RC), a "Fórmula ' do off-road", para o Brasil. Ao lado do navegador espanhol Armand Monleón, o piloto da Toyota terminou em segundo lugar na etapa do Marrocos, quinta e última de 2025, superando o príncipe catari Nasser Al-Attiyah (Dacia), vice-campeão com o navegador belga Fabian Lurquin. Mas o feito histórico para o automobilismo do país só foi possível graças a uma "rebeldia" do brasileiro de 35 anos: ele desobedeceu a uma ordem da equipe na etapa passada, em Portugal, no último dia 28.
Como o sul-africano Henk Lategan, outro piloto da Toyota, também brigava pelo título da temporada, e à frente do companheiro na classificação, a equipe pediu que Lucas tirasse um pouco o pé do acelerador. Um tempo mais alto poderia ajudar Lategan a ser campeão. Mas o brasileiro se recusou a seguir a orientação e acabou vencendo a disputa em terras lusitanas, tornando-se o primeiro piloto do país a triunfar em uma etapa do W2RC. Com isso, chegou ao Marrocos com chances de levar o troféu. Se tivesse desacelerado como lhe havia sido pedido, provavelmente não o teria levado.
- Lutamos até o fim, somos os campeões e estou muito feliz em entregar esse título para o Brasil. Amo meu país. É uma honra para mim representar o Brasil. É nosso primeiro, tomara que seja o primeiro de muitos - comemorou Lucas, esquivando-se de falar sobre o atrito com a Toyota: - No início da temporada, Dakar foi muito difícil. Mas depois emendamos quatro pódios consecutivos, incluindo a vitória em Portugal, mostrando velocidade e consistência.
Apesar da festa pela conquista inédita, o clima entre piloto e equipe não é exatamente o melhor. O fato de ter "peitado" uma decisão da direção deixa o brasileiro em situação delicada com os japoneses. Sondado por outros times, é bem provável que encerre a parceria com a Toyota e comece 2026 em nova casa.
Esta foi a segunda temporada completa de Lucas no W2RC, considerada a Fórmula 1 das competições fora de estrada. Em 2024, ele terminou em terceiro lugar, melhor resultado de um brasileiro até então. Antes, havia sido o primeiro piloto do país a subir ao pódio geral e vencer etapas do Rally Dakar, nas edições de 2023 e 2024, respectivamente.
Fonte original: abrir