Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Apagão na madrugada atingiu todos os estados do país; veja mais afetados

14/10/2025 17:44 O Globo - Rio/Política RJ

O apagão na madrugada desta terça-feira afetou todos os estados do país e o Distrito Federal, de acordo com executivos e técnicos do setor elétrico.
Dez estados foram os mais atingidos. No total, foram cortados 10 gigawatts (GW) de energia, o equivalente a cerca de 12,8% de tudo que era consumido naquele momento no país.
São Paulo foi o estado mais atingido, com corte de 2,6 GW. Os estados mais atingidos foram:
São Paulo: 2,6 GW
Minas Gerais: 1,2 GW
Rio de Janeiro: 0,9 GW
Paraná: 0,9 GW
Goiás: 0,4 GW
Pará: 0,4 GW
Bahia: 0,4 GW
Pernambuco: 0,3 GW
Rio Grande do Sul: 0,3 GW
Santa Catarina: 0,2 GW
Nos demais estados, o impacto foi menor.
Dados do ONS apontam que o apagão começou às 0h32, por conta de um incêndio na Subestação Bateias, que resultou no corte de carga em todas as regiões do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Essa substação funciona funciona numa área da Copel, mas tem mais de um pátio com propietários diferentes. A empresa disse em nota que foi registrado um incêndio no reator de uma linha de transmissão, de propriedade e operado por Furnas. O corpo de Bombeiros do Paraná controlou o incêndio.
"Em razão da ocorrência, entrou em atuação o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo de proteção que desliga automaticamente equipamentos do Sistema Interligado Nacional. A operação das instalações foi recomposta à medida que a situação foi controlada", disse a empresa.
Também em nota, a Eletrobras (que administra Furnas) disse que as causas do incêndio estão sendo investigadas.
Aneel envia servidores
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá enviar servidores para uma ação de fiscalização no centro de operação regional Sul do ONS em Florianópolis, diretamente envolvido com a perturbação.
O órgão também enviou ofícios às empresas envolvidas para esclarecer a interrupção no fornecimento de energia. A agência informou que realizará ainda nesta terça-feira uma inspeção in loco na subestação Bateias, no Paraná, para apurar as causas do incidente.
A falha afetou milhões de consumidores, incluindo 937 mil em São Paulo e 450 mil no Rio de Janeiro, e durou entre oito minutos e uma hora, dependendo da região.
'Brasil inteiro sem luz': Internautas reclamam da falta de energia durante a madrugada em diversos estados do país
Assista: Vídeo mostra aeroporto Santos Dumont às escuras durante apagão que atingiu vários estados do país
Além da inspeção, a agência vai instaurar processos de fiscalização para definir responsabilidades dos agentes envolvidos.
Initial plugin text
Segundo dados do ONS, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste tiveram o fornecimento restabelecido em até 1h30, enquanto a região Sul retornou à normalidade 2h30 após o início da interrupção.
Governo realiza reunião para apurar apagão
Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Aneel se reuniram para analisar o apagão que atingiu ao menos nove estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça.
Rede elétrica colossal: Saiba como a China leva energia limpa para mover milhões de carros elétricos e trens a 300 km/h?
O ministro Alexandre Silveira afirmou que o problema está ligado à infraestrutura de transmissão e não à falta de energia. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelo MME e pelo ONS.
O ONS informou que realizará reuniões preliminares para elaborar o Relatório de Análise da Perturbação e acompanhar a recuperação do sistema.
Initial plugin text

Fonte original: abrir