Alunos com boas notas no Enem dão dicas para candidatos à prova em 2025: 'O ideal é fazer questões revisionais'
A uma semana do Enem 2025, o foco dos estudos deve recair sobre as chamadas "questões revisionais". Mas sem grandes exageros. Esta é a principal recomendação de jovens que realizaram o exame no último ano e tiveram bons resultados. Estudantes ouvidos pelo GLOBO ressaltam que, nesta reta final de preparação, os instantes de calmaria e relaxamento têm um peso importante para um bom desempenho na hora da prova. O conselho, portanto, é não virar madrugadas com a cara nos livros: sim, vale a pena deixar os cadernos de lado momentaneamente.
Estudo otimizado: Como a IA pode ajudar a se preparar para o Enem (se você souber utilizar)
Cálculo das notas: Compreensão do sistema TRI no Enem 2025 é fator decisivo para bom desempenho na prova; entenda
— Nosso cérebro é bombardeado de informações e, muitas vezes, não temos tempo de organizar essas informações dentro da nossa cabeça. Nos períodos de lazer pude refletir e organizar melhor todo o aprendizado que tive durante o ano — repassa Lucas Cardoso, ex-aluno do Colégio Qi que foi aprovado, no ano passado, em Ciências da Computação na Universidade Federal Fluminense (UFF), com 43 acertos das 45 questões de Matemática. — Quando tiramos um tempo para aliviar todo esse estresse, estamos dando tempo ao nosso cérebro para colocar as coisas no lugar. Por isso, o lazer é tão importante nesta reta final.
Galerias Relacionadas
O consenso entre ex-candidatos ao Enem é que, na semana anterior às provas — que serão aplicadas nos dias 9 de novembro (com questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação) e 16 de novembro (com Matemática e Ciências da Natureza) —, os alunos devem se dedicar a uma "revisão estratégica" em vez de ampliar o volume de estudos.
Initial plugin text
Jovens que realizaram a prova em 2024 reforçam que este é o momento de consolidar o que já foi aprendido, concentrando-se na resolução de exames anteriores e simulados para reforçar o conteúdo e identificar possíveis lacunas, afastando o "desespero".
— Nesta reta final não faz sentido focar no aprendizado das matérias que não foram assimiladas no decorrer do ano. Essa prática, além de, muitas vezes, deixar o aluno mais nervoso por ter pouco tempo para aprender esses conteúdos, pode acabar sendo pouco eficaz, desperdiçando tempo nesse período de grande importância — sublinha Eduardo Rocha, aluno do Elite que fez a prova em 2024 e agora prestará novamente o exame para tentar uma vaga no curso de Medicina. — Nesse momento, o ideal seria revisar os temas que já foram estudados e fazer questões revisionais para identificar matérias já estudadas que precisam de algum reforço. Dito isso, acredito que nos três dias anteriores ao Enem a melhor escolha seria o descanso físico e mental para se preparar para o dia do vestibular.
Estudante em sala de aula durante preparação para o Enem
Guito Moreto/Agência O Globo
A ansiedade, a bem da verdade, é algo inevitável na hora agá — e que só precisa ser "remediada" com antecedência, como frisam os jovens. Muito destacam que a compreensão do sistema TRI no Enem 2025 é fator decisivo para bom desempenho na prova. Não dá para errar questões consideradas fáceis, e isso é sempre bom lembrar.
— Este é o momento de aparar as pontas, ou seja, fazer muitas questões consideradas fáceis pelo TRI, certificando-se que domina esses conteúdos. Essa não é a hora de tentar aprender um conteúdo difícil que até agora a pessoa não conseguiu compreender — enfatiza Maria Clara Chevitarese, ex-aluna da Escola SAP que acertou 90% da nota máxima da prova de Ciências Humanas no último ano. — É importante começar a acostumar o corpo a uma rotina saudável e se permitir descansar, até para que, nos dias que antecedem a prova, o aluno não esteja tão tenso e acabe se prejudicando. Reserve um tempo para ver um episódio de uma série que você gosta, por exemplo. Você, com toda certeza, já fez tudo que estava ao seu alcance e, sem dúvidas, está preparado para fazer essa prova. Então, faça o que te faz bem.
Esta reportagem é parte do Projeto Enem, canal digital que publica, semanalmente, conteúdos gratuitos com dicas e orientações para os alunos que prestarão a prova. A iniciativa é realizada pelo GLOBO com patrocínio do Elite e da plataforma Amplia.
Fonte original: abrir