Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

113 anos de Grupo A TARDE: veículo se renova e conecta gerações

15/10/2025 05:06 A Tarde - Política

Com espírito inovador e compromisso com a informação, o Grupo A TARDE completa 113 anos conectando gerações. Quinto maior em circulação no Brasil e líder no Norte-Nordeste segundo Índice Verificador de Comunicação (IVC), A TARDE segue se reinventando – seja ao lançar novos produtos, investir em plataformas digitais ou ao abrir espaços culturais como a Arena A TARDE –, mais que um grupo de comunicação, A TARDE se tornou herança afetiva: famílias inteiras cresceram lendo suas páginas, e gerações de jornalistas seguem os passos de pais e avós que fizeram da redação um lugar de voz e memória.Hoje, o Clube A TARDE possui uma média de 44 mil associados, a versão impressa e digital de A TARDE têm uma circulação média diária de 84.650 exemplares, enquanto o Massa! tem uma média de venda avulsa mensal de 6.156. Já quando o assunto é a Rádio A TARDE FM, é nela que 78% da população de Salvador está sintonizada. Nas redes, o Instagram de A TARDE possui mais de 500 mil seguidores, enquanto o canal A TARDE Play (YouTube) já acumula mais de 40 mil seguidores e mais de 8 milhões de visualizações.No jornalismo online, o Portal A TARDE – acessado estados do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul –, já acumula 8,5 milhões de visualizações. E são matérias como as do jornalista Jair Mendonça Jr, repórter especial do Portal A TARDE, que estão chegando à essas quatro regiões. Filho do jornalista Jair Mendonça, 76 anos, – que trabalhou em A TARDE de 1982 a 2004 –, para Jair Mendonça Jr trabalhar no Grupo onde o pai atuou é um sonho.“Todos que o conheceram ou trabalharam com ele tecem elogios ao seu profissionalismo e carisma. Para mim, o Grupo A TARDE representa o alicerce da construção do legado da família Mendonça no jornalismo baiano. Ter a honra de poder dar continuidade a profissão que meu pai escolheu, e que fazia com maestria, é o que me faz acordar todos os dias com a mesma empolgação”.
































































Jair Mendonça Jr, repórter do Portal A TARDE




|  Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE









Aos 13 anos, Jair decupava entrevistas que o pai fazia quando era repórter de A TARDE e cresceu ouvindo de sua mãe a história sobre quando o seu pai precisou sair de seu aniversário de 1 ano. “Um movimento de cerca de mil famílias, quase todas do interior do estado, ocupavam um terreno público, situado na avenida Paralela. Era o início do Bairro da Paz e meu pai cobriu esse fato no dia do meu aniversário. Quando passo pelo local, passa um filme na minha cabeça”, afirma.Já o neto do jornalista Giovanni Guimarães – que trabalhou em A TARDE entre as décadas de 1940 e 1950 –, o jornalista João Gabriel Grassi Sacramento Guimarães foi o primeiro da família a seguir os passos do avô. O jovem entrou no Grupo A TARDE, em 2024, para o jornal Massa! e, hoje, é repórter do Portal. “O A TARDE está sendo fundamental para meu crescimento na carreira. É especial poder manter o legado de meu avô”.
































































Neto do jornalista Giovanni Guimarães, João Gabriel Grassi segue os passos do avô




|  Foto: Uendel Galter / Ag. A TARDE









E esse legado também está presente na vida de quem lê essas matérias e vende os jornais. Foi através do pai que o jornaleiro Ilson Duran, dono da banca de revistas Art's Literatura (Costa Azul), começou a ler o A TARDE. Jornaleiro há 35 anos, ele recorda desse tempo junto ao pai com nostalgia. “Ele sempre leu o A TARDE, então criei o hábito ainda quando era criança e lia principalmente os Classificados e o caderno de Esporte. Por isso acredito que os jornais precisam continuar se reinventando e buscando matérias que sejam interessantes para todo tipo de público”.Confiança no A TARDEPara o colaborador da Banca Morumbi (Pituba), Wagner Lourenço, a importância do centenário A TARDE está em sua credibilidade. “O jornal tem compromisso com a verdade, entende? Uma empresa séria que se preocupa com a veracidade das informações que publica. O impresso para mim é indispensável. Sem falar do efeito afetivo. Você lê, toca, guarda. Tenho clientes fiéis de A TARDE, que há anos compram todos os dias”.“A marca A TARDE foi e ainda é muito forte”, afirma Nelson José de Carvalho, assinante de A TARDE há mais de 45 anos e diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). “Acredito que a credibilidade e a transparência do jornalismo do Grupo atravessam gerações e alcançam todo tipo de público. Sou leitor antigo e fico feliz por ver o Grupo A TARDE voltar para a alegria de seus tempos áureos enquanto se renova. É notável

Fonte original: abrir